Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Uma mulher de 28 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica, relatando que há um mês vem apresentando fadiga e fraqueza. Seu exame clínico estava nos limites normais. Nos exames laboratoriais realizados destacaram-se: cálcio sérico ionizado de 8,2 mg/dL (valores de referência: entre 4,6 mg/dL e 5,0 mg/dL); paratormônio = 96 pg/mL (valores de referência: entre 11 pg/mL e 54 pg/mL) e albumina sérica normal. Com base nesses dados, julgue o item a seguir. A hiperplasia (de duas ou mais) glândulas paratireoides é a causa mais frequente dessa doença.

A
CERTO
B
ERRADO
Sr. José está em uso de esquema I para tuberculose há 2 semanas e a filha lhe pede uma consulta domiciliar pois o pai está com pouco apetite, sonolento e vomitando. Ao exame, ele está emagrecido, ictérico (+2/4+), eupneico, normotenso, sonolento, mas o reconhece e refere muito mal estar. Seus últimos exames, feitos há 1 mês, demonstram enzimas hepáticas normais e elevação da creatinina sérica. Você, então:
Os defeitos de fechamento do tubo neural:
Dor na metade do ciclo menstrual está associada à ruptura de:
De acordo com o manual do Ministério da Saúde, devemos considerar como sinais de alarme na dengue os sinais e/ou sintomas listados abaixo, exceto:
Compartilhar