Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Uma mulher de 28 desenvolveu uma doença com sintomas de gripe e com adenopatia cervical durante o primeiro trimestre de gravidez. Seu filho de 2kg nasceu com 36 semanas de gestação e apresenta hepatoesplenomegalia, linfoadenopatia e coriorretinite. Uma tomografia computadorizada de crânio revelou calcificação intracraniana generalizadas e hidrocefalia. O exame diagnóstico que mais provavelmente identificará a etiologia da infecção nesta criança é:

A
Sorologia para Toxoplasmose no soro materno e da criança.
B
Cultura de rinofaringe e das conjuntivas da criança para pesquisa do vírus herpes simples.
C
Cultura de urina e do sangue da criança para pesquisa de citomegalovírus.
D
Sorologia para sifilis no soro materno e da criança
E
Sorologia para citomegalovírus no soro materno e da criança.
Com o objetivo de triar indivíduos que possam ter problemas relacionados ao consumo de álcool, vários instrumentos foram desenvolvidos. Um dos mais utilizados, validado no Brasil, utiliza 4 perguntas: duas ou mais respostas positivas indicam uso abusivo de álcool. Qual das perguntas abaixo não faz parte desse instrumento?
A.P.L. 30 anos, primigesta, realizou ultras­sonografia na 12ª semana de gestação que evidenciou feto único com 2,8 mm de translucência nucal. Os seguintes exames propedêuticos poderiam contribuir no seguimento dessa gestação, EXCETO:
Qual dos seguintes tratamentos é mais apropriado para fenômeno de Raynaud severo com isquemia digital?
Paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, diabético e tabagista. Procurou a emergência com dor precordial contínua por 60 minutos sem irradiação ou outros sintomas. Chegou ao pronto-socorro uma hora após o término da dor. A CKMB e troponina coletadas na chegada ao pronto-socorro encontravam-se normais. Eletrocardiograma com alterações da repolarização ventricular de V1 a V6. Marque a alternativa correta:
Compartilhar