Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Uma mulher de 28 desenvolveu uma doença com sintomas de gripe e com adenopatia cervical durante o primeiro trimestre de gravidez. Seu filho de 2kg nasceu com 36 semanas de gestação e apresenta hepatoesplenomegalia, linfoadenopatia e coriorretinite. Uma tomografia computadorizada de crânio revelou calcificação intracraniana generalizadas e hidrocefalia. O exame diagnóstico que mais provavelmente identificará a etiologia da infecção nesta criança é:

A
Sorologia para Toxoplasmose no soro materno e da criança.
B
Cultura de rinofaringe e das conjuntivas da criança para pesquisa do vírus herpes simples.
C
Cultura de urina e do sangue da criança para pesquisa de citomegalovírus.
D
Sorologia para sifilis no soro materno e da criança
E
Sorologia para citomegalovírus no soro materno e da criança.
Em relação à massagem cardíaca durante a reanimação em sala de parto, É CORRETO afirmar que:
"Padilha (Ministro da Saúde) chamou a atenção para o crescimento dos casos de câncer de cólon e reto, que hoje ocupa o segundo lugar no ranking dos tipos mais frequentes entre mulheres (atrás dos tumores de mama) e o terceiro entre homens (depois das neoplasias de próstata e de traqueia, brônquio e pulmão). Noronha atribui o aumento a vários fatores: obesidade, sedentarismo, envelhecimento e alimentação inadequada. Diante dos números, Padilha afirmou que um grupo deverá avaliar a possibilidade de se fazer o rastreamento desse tipo de câncer na população, a exemplo do que ja é feito com câncer de colo de útero. O coordenador do Inca contou que poucos países, como França e Noruega, adotam essa estratégia atualmente. No Brasil, exames mais simples, como o para identificação de câncer de colo de útero, apresenta sérias falhas de aplicação. Reportagem publicada pelo Estado neste mês mostra que, entre 2011 e 2012, o número de exames para diagnóstico de câncer de colo de útero caiu 4,6%. O Sistema Único de Saúde (SUS) também teve queda no número de mamografias no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2012. A queda vai na contramão do plano apresentado há mais de dois anos pela presidente Dilma Rousseff para prevenção dessas duas doenças." Lígia Formenti, O Estado de S. Paulo, 27 Novembro 2013. Sobre o rastreamento de câncer no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, assinale a resposta INCORRETA:
O íleo biliar é uma complicação da colecistite crônica que depende:
Você se encontrava de plantão em um grande hospital terciário, como clínico, e o Residente Médico da oftalmologia solicitou o seu parecer clínico para um paciente diabético que ele estava internando de urgência por grave complicação oftalmológica. Sendo a Retinopatia Diabética (RD) umas das principais complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) e a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. Para ajudar no controle do paciente, você CORRETAMENTE orientou que:
Compartilhar