Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Uma mulher de 28 desenvolveu uma doença com sintomas de gripe e com adenopatia cervical durante o primeiro trimestre de gravidez. Seu filho de 2kg nasceu com 36 semanas de gestação e apresenta hepatoesplenomegalia, linfoadenopatia e coriorretinite. Uma tomografia computadorizada de crânio revelou calcificação intracraniana generalizadas e hidrocefalia. O exame diagnóstico que mais provavelmente identificará a etiologia da infecção nesta criança é:

A
Sorologia para Toxoplasmose no soro materno e da criança.
B
Cultura de rinofaringe e das conjuntivas da criança para pesquisa do vírus herpes simples.
C
Cultura de urina e do sangue da criança para pesquisa de citomegalovírus.
D
Sorologia para sifilis no soro materno e da criança
E
Sorologia para citomegalovírus no soro materno e da criança.
Alguns neonatos podem apresentar um shunt clinicamente significativo, causado pela Persistência do Canal Arterial (PCA). Constitui-se em causa atraso no fechamento do PCA:
Sobre doença de Hirschsprung assinale a afirmativa incorreta:
Criança de 2 anos de idade é levada ao pronto-socorro devido a um quadro súbito de movimentos tônico-clônicos generalizados com liberação esfincteriana. No exame de entrada, apresentava-se febril 39ºC, ausculta pulmonar com roncos de transmissão e orofaringe pouco hiperemiada, sem sinais meníngeos e em outras alterações no exame físico; pais negavam uso de medicamento ou patologias prévias. Em relação ao quadro, assinale a alternativa CORRETA:
Qual das afirmações abaixo é verdadeira?
Compartilhar