Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Uma mulher de 29 anos, evoluindo há 50 dias com tremores de extremidades, emagrecimento de 5kg, palpitação, labilidade emocional e exoftalmo, fez os seguintes exames: hormônio tireoestimulante = 0,001, tiroxina livre = 4,8, anticorpo anti-receptor de TSH (TRAB) = 42 (normal até 10). O diagnóstico mais provável e a conduta inicial são:

A
doença de Plummer e radioiodoterapia.
B
tireoidite de Hashimoto e reposição de levotiroxina.
C
doença de Basedow-Graves e tratamento com metimazol.
D
doença de Plummer e nodulectomia.
E
doença de Basedow-Graves e tireoidectomia.
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) representa uma das doenças mais frequentes do homem. Altamente prevalente, é considerada por muitos pesquisadores uma condição natural e inexorável do envelhecimento masculino (Urologia Brasil – Sociedade Brasileira de Urologia, 2013). Nessa patologia,
Lactente de quatro meses apresenta reflexo branco no olho esquerdo e vermelho no olho direito em fotografia tirada com flash. Qual a alteração e a Hipótese Diagnóstica:
Assinale a alternativa em que todos os itens são considerados indicação de tratamento cirúrgico na ureterolitíase:
Lactente de 4 meses foi levado a consulta no ambulatório porque "não sustenta a cabeça". Nasceu a termo, banhado em mecônio, após trabalho de parto de 24 horas com Índice de Apgar de 6 no 5º minuto. Ao exame, observa-se que, na posição de prono, a criança eleva a cabeça momentaneamente, apresenta semiflexão de cotovelos, pronação de antebraços, flexão de punhos e dedos; reflexo tonico-cervical assimétrico e reflexos profundos nos quatro membros exacerbados. Nessa situação, deve-se informar à mãe que seu filho se apresenta:
Compartilhar