Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Uma mulher de 29 anos, evoluindo há 50 dias com tremores de extremidades, emagrecimento de 5kg, palpitação, labilidade emocional e exoftalmo, fez os seguintes exames: hormônio tireoestimulante = 0,001, tiroxina livre = 4,8, anticorpo anti-receptor de TSH (TRAB) = 42 (normal até 10). O diagnóstico mais provável e a conduta inicial são:

A
doença de Plummer e radioiodoterapia.
B
tireoidite de Hashimoto e reposição de levotiroxina.
C
doença de Basedow-Graves e tratamento com metimazol.
D
doença de Plummer e nodulectomia.
E
doença de Basedow-Graves e tireoidectomia.
Sobre a Insuficiência Venosa Crônica (IVC), marque a correta.
Uma paciente de 50 anos de idade, tabagista, está no 1° dia de pós-operatório de uma nefrectomia eletiva realizada por via videolaparoscópica para tratamento de um tumor renal e apresenta febre de 38° C. A causa mais provável desta febre é:
Paciente de 70 anos chega à Emergência com queixa de dor súbita na perna direita que teve início havia 6 horas. O pé encontra-se pálido e com parestesia, porém com função motora preservada. Exame físico: Pulso femoral 3+/4+. Poplíteo, tibial anterior e tribial posterior ausentes. Das opções abaixo quais são os tecidos mais sensíveis à isquemia aguda, secundária à oclusão arterial aguda:
Homem de 19 anos com história prévia de otite média aguda recorrente apresenta-se com otorréia crônica sem otalgia. Ao exame físico, evidencia-se perfuração da membrana timpânica. Em relação a esta afecção, assinale a alternativa ERRADA:
Compartilhar