Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Uma mulher de 30 anos, com queixa de diplopia e fraqueza nos braços e pernas, apresenta paresia do VI par craniano, diminuição de força proximal de membros superiores e inferiores e anticorpo antirreceptor de acetilcolina positivo. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é de:

A
Myasthenia gravis.
B
Esclerose múltipla.
C
Mielite transversa.
D
Polirradiculoneurite.
E
Deficiência de cobalamina.
Que alteração é frequentemente encontrada no exame de fundo de olho em paciente com pré-eclâmpsia?
Adolescente 13 anos, sexo feminino vem à consulta por baixa estatura. Nasceu de parto normal a termo, com 2.800 g e 47 cm. Alimentação adequada e bom rendimento escolar. Mãe teve menarca aos 14 anos, tem 1,63 m e pai tem 1,76 m de estatura. Paciente apresenta peso e estatura abaixo do percentil 3 (entre -2 e -3 desvios-padrão). Assinale a alternativa CORRETA:
Com relação ao tratamento da dor oncológica, qual afirmação a seguir é INCORRETA:
Mulher de 85 anos teve queda da própria altura há uma hora, queixa-se de intensa dor no quadril esquerdo e grande dificuldade para movimentar o membro inferior correspondente. AP: Diabetes mellitus e hipertensão arterial. Exame ortopédico: discreta rotação externa do membro inferior esquerdo e muita dor do quadril à movimentação passiva. RX da bacia: intensa osteoporose e fratura do colo do fêmur esquerdo, com acentuado desvio. O tratamento indicado é:
Compartilhar