Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Uma mulher de 30 anos vai ao consultório médico relatando que a avó de 68 anos morreu devido a câncer de ovário. Temendo adquirir a doença, ela solicita informações sobre os fatores de risco e prevenção para o carcinoma de ovário. Assinale a alternativa que apresenta um fator que pode diminuir o risco para esse câncer.

A
Menopausa após 55 anos de idade.
B
Nuliparidade.
C
Medicamentos indutores de ovulação.
D
Uso de anticoncepcionais hormonais orais.
E
Uso de anti-inflamatórios não esteroides.
Lactente, 4 meses, apresenta baixo ganho de peso, dispneia às mamadas, cianose ungueal e labial e sopro sistólico em borda esternal esquerda. A provável cardiopatia congênita é:
Em relação à tuberculose, é CORRETO afirmar que:
O mecanismo que desencadeia o delírio é desconhecido. A teoria que apresenta maior evidência é:
Correlacione as colunas referentes a investigação de lombalgias e lombociatalgias: (I) Manobra de Romberg (II) Manobra de Valsalva (III) Manobra de Lásegue (IV) Compressão da raiz L5 (V) Compressão da raiz S1. a) É geralmente considerada positiva quando a dor se irradia ou exarceba no trajeto do dermátomo de L4-L5 ou L5-S1, com a elevação do membro; b) Prejudicado o andar sobre um dos calcanhares; c) Esta manobra costuma ser positiva na estenose do canal; d) Na compressão radicular, esta manobra provoca exacerbação da dor ou irradiação até o pé, que não acontecia antes; e) Prejudicado o andar sobre a ponta de um dos pés.
Compartilhar