Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Uma mulher de 30 anos de idade apresenta-se com queixa de febre e artrite. Há sete dias, iniciou com dor intensa em joelho direito, seguida de dor em punho esquerdo, e febre não mensurada. Ao exame físico, estava com temperatura de 38,5 graus e evidência de artrite de joelho direito. O exame do punho esquerdo mostra edema e rubor sobre a superfície extensora, que se estende fora dos limites da articulação. Havia presença de vesículas hemorrágicas na planta do pé esquerdo. Ela traz exames realizados no posto de saúde, com provas de atividades inflamatórias alteradas, uma ASO (antiestreptolisina O) de 500 U (valor normal: até 100 U). Não trouxe hemograma. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
Hemoculturas e cultura do líquido sinovial frequentemente ajudam no diagnóstico.
B
A deficiência congênita de fatores de complemento, como C2 e C3, predispõe a essa doença.
C
Embora a paciente seja do sexo feminino, essa condição é mais frequente em homens.
D
A medicação de escolha para essa doença é a ciprofloxacina.
E
Muitos dos sintomas dessa condição têm em sua base a deposição de imunocomplexos.
A Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam AM exclusivo até os 6 meses de idade, com grandes implicações na saúde física e psíquica a criança e da mãe. Assinale a alternativa INCORRETA:
RN prematuro, com 1,8 kg, filho de mãe HbsAg+ deverá, EXCETO:
Paciente masculino, 40 anos, previamente hígido, em atendimento emergencial por cefaleia, recebe infusão endovenosa de dipirona. Logo após a infusão da medicação refere náusea, seguida de dispneia e tontura. Ao exame apresenta-se taquicárdico, com sudorese fria e hipotensão. Sequencialmente apresenta piora do nível de consciência e choque. Sobre o diagnóstico e a terapêutica inicial (imediata) para esse caso, assinale a alternativa correta.
Paciente de 34 anos, sexo feminino, procura assistência médica devido à tontura. Refere episódios de vertigem, com duração de segundos, relacionados exclusivamente com o movimento da cabeça. Nega perda auditiva ou a presença de tinnitus. Qual o diagnóstico mais provável dessa paciente?
Compartilhar