Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Uma mulher de 32 anos de idade, com SIDA e se apresenta com antecedente de três semanas de dispneia ao esforço progressiva. A paciente é indigente e não está tomando medicamentos. Observa-se taquipneia com frequência respiratória de 42/min e saturação inicial de oxigênio de 84% em ar ambiente. Radiografia de tórax mostra infiltrados reticulonodulares bilaterais. Há forte suspeita de infecção por Pneumocytis carinii (P. jiroveci). Inicia-se terapia com clindamicina e primaquina, já que a paciente apresentou previamente reação alérgica e sulfas. Vinte e quatro horas depois a paciente desenvolve insuficiência respiratória hipoxêmica, é intubada e colocada em ventilação mecânica. Qual das seguintes afirmações com respeito a sua atenção é verdadeira?

A
Sua piora clínica poderia ter sido prevenida pelo tratamento com trimetoprim-sulfametoxazol.
B
É provável que a piora de seu estado de oxigenação se relacione ao fato de não haver sido prescrito corticoide como parte da terapia inicial.
C
O nível elevado de desidrogenase láctica sérica teria confirmado o diagnóstico de pneumonia por Pneumocystis carinii (P. jiroveci).
D
Deve-se iniciar terapia antirretroviral altamente ativa para melhorar suas chances de sobrevida.
Com relação à classificação de estado físico pela Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA), numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda; 1. Paciente de 57 anos, feminino, com HAS controlada e colecistite aguda calculosa; 2. Paciente de 62 anos, masculino, cirrótico por ETOH, Child C, com perfuração de cólon após paracentese abdominal; 3. Paciente de 72 anos, masculino, com enfisema pulmonar e hipertensão pulmonar moderada, com oclusão arterial aguda em membro inferior esquerdo; 4. Paciente de 16 anos, feminino, hígida, com diagnóstico de hérnia umbilical pequena redutível; ( ) ASA V.; ( ) ASA I.; ( ) ASA III.; ( ) ASA II. Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA na coluna da direita, de cima para baixo.
A categoria C5 da classificação CEAP sobre insuficiência venosa crônica significa:
Em relação às complicações metabólicas e nutricionais das cirurgias bariátricas, assinale a alternativa correta.
Fístulas biliares e pancreáticas representam um desafio ao cirurgião. Fístulas pancreáticas podem ocorrer após pancreatite aguda, operações sobre o pâncreas ou podem ser secundárias a trauma abdominal aberto ou fechado. Já as fístulas biliares ocorrem mais frequentemente após operações sobre a vesícula ou as vias biliares por afecções benignas ou malignas. Sobre o manejo desses pacientes, assinale a alternativa INCORRETA. Qual dos procedimentos abaixo é inapropriado no manejo destes pacientes?
Compartilhar