Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Uma mulher de 32 anos de idade, com SIDA e se apresenta com antecedente de três semanas de dispneia ao esforço progressiva. A paciente é indigente e não está tomando medicamentos. Observa-se taquipneia com frequência respiratória de 42/min e saturação inicial de oxigênio de 84% em ar ambiente. Radiografia de tórax mostra infiltrados reticulonodulares bilaterais. Há forte suspeita de infecção por Pneumocytis carinii (P. jiroveci). Inicia-se terapia com clindamicina e primaquina, já que a paciente apresentou previamente reação alérgica e sulfas. Vinte e quatro horas depois a paciente desenvolve insuficiência respiratória hipoxêmica, é intubada e colocada em ventilação mecânica. Qual das seguintes afirmações com respeito a sua atenção é verdadeira?

A
Sua piora clínica poderia ter sido prevenida pelo tratamento com trimetoprim-sulfametoxazol.
B
É provável que a piora de seu estado de oxigenação se relacione ao fato de não haver sido prescrito corticoide como parte da terapia inicial.
C
O nível elevado de desidrogenase láctica sérica teria confirmado o diagnóstico de pneumonia por Pneumocystis carinii (P. jiroveci).
D
Deve-se iniciar terapia antirretroviral altamente ativa para melhorar suas chances de sobrevida.
Menina de cinco anos, infectada pelo HIV através de transmissão vertical, está em uso muito irregular de terapia antirretroviral. Apresenta quadro de tosse crônica, baqueteamento digital e aumento crônico de parótidas. A radiografia de tórax mostra infiltrado reticulonodular difuso e adenopatia hilar. O diagnóstico mais provável e a doença que deve ser obrigatoriamente excluída são, respectivamente:
Uma criança de um ano e meio de idade que apresenta uma hérnia umbilical foi levada à consulta de rotina. A mãe da criança está ansiosa e quer tirar dúvidas sobre diagnóstico, conduta e cuidados. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Entre janeiro/1999 e junho/2008 foram notificados 1.215 casos autóctones de leishmaniose visceral no Estado de São Paulo, a maioria adquirida em área urbana. Nesse contexto, assinale a alternativa que ilustra corretamente reservatório e vetor.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico a seguir. Paciente veio à consulta por apresentar icterícia, náuseas e desconforto abdominal, quadro iniciado há 3 semanas. Exames laboratoriais iniciais mostraram aumento de bilirrubinas conjugadas e de transaminases hepáticas. O achado de ............ positivo define o diagnóstico de ............. aguda.
Compartilhar