Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Dermatologia

Reumatologia

Uma mulher de 35 anos chega à consulta com uma queixa de dois meses de evolução de lesões de pele em membros inferiores. Nega outras queixas. As lesões vão dos pés até a raiz das coxas e ficam mais intensas no final do dia. Ela traz uma biópsia de pele, com o seguinte laudo: inflamação intensa de vênulas pós-capilares, com presença de restos celulares de polimorfonucleares no interior e ao redor da parede dos vasos. Ao exame físico, púrpura palpável de membros inferiores. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
O uso de propiltiuracil tem sido implicado em casos como esse associado a altos títulos de FAN (fator antinuclear), caracterizando um quadro lúpus-símile.
B
Nesse caso é contraprodutivo procurar uma doença primária sistêmica que envolva os vasos de maior calibre.
C
Esse quadro é idiopático em 30% dos casos.
D
A infecção por hepatite C pode ser a causa desse quadro, principalmente no contexto da poliarterite nodosa.
E
Na presença de púrpura palpável, a biópsia de pele é dispensável.
Nos pacientes politraumatizados, que se apresentam na sala de emergência com hipotensão arterial sistêmica (PAS < 90 mmHg), qual o acesso venoso que deve ser implementado para garantir adequada reposição volêmica?
Para a prevenção de hemorragia digestiva alta, em pacientes graves internados com impossibilidade de alimentação oral ou enteral, considerando custo-benefício, a melhor alternativa é:
Das drogas analgésicas e sedativas, listadas abaixo, quais podem ser úteis no tratamento da asma por ter efeito broncodilatador?
Quais grupos de vacinas abaixo fazem parte do Calendário normal de vacinações oferecidas pela Saúde Pública:
Compartilhar