Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Dermatologia

Reumatologia

Uma mulher de 35 anos chega à consulta com uma queixa de dois meses de evolução de lesões de pele em membros inferiores. Nega outras queixas. As lesões vão dos pés até a raiz das coxas e ficam mais intensas no final do dia. Ela traz uma biópsia de pele, com o seguinte laudo: inflamação intensa de vênulas pós-capilares, com presença de restos celulares de polimorfonucleares no interior e ao redor da parede dos vasos. Ao exame físico, púrpura palpável de membros inferiores. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
O uso de propiltiuracil tem sido implicado em casos como esse associado a altos títulos de FAN (fator antinuclear), caracterizando um quadro lúpus-símile.
B
Nesse caso é contraprodutivo procurar uma doença primária sistêmica que envolva os vasos de maior calibre.
C
Esse quadro é idiopático em 30% dos casos.
D
A infecção por hepatite C pode ser a causa desse quadro, principalmente no contexto da poliarterite nodosa.
E
Na presença de púrpura palpável, a biópsia de pele é dispensável.
Paciente de 55 anos de idade, com diagnóstico de neoplasia de cólon direito, será submetido a colectomia direita eletiva. Qual cobertura antibiótica profilática é indicada fazer nesse paciente?
Mulher de 52 anos de idade, obesa, multípara, tem diagnóstico prévio de cálculo biliar. Dá entrada em pronto-socorro com dor abdominal em região epigástrica, náuseas e vômitos. A dosagem de amilase sérica está elevada em quatro vezes o valor normal. No momento da admissão, apresenta os seguintes critérios de Ranson, que apontam para um pior prognóstico, exceto.
Um paciente de 75 anos, cardiopata, vítima de atropelamento em via pública, é levado ao pronto-socorro em estado de choque, com palidez cutâneo mucosa, sudorese, baixa perfusão e FC de 98 bpm com PA de 90x60 mmHg. Reclama de muita dor abdominal e fica repetindo incessantemente que vai morrer. Frequência respiratória de 23 irpm com ausculta pulmonar normal bilateralmente. Com a infusão de 2000ml de Ringer lactato, sua pressão estabiliza com 100x70 mmHg com FC de 88 bpm. É realizado USG (FAST) nos três compartimentos e é detectado líquido em moderada quantidade no abdome e a tomografia de abdome evidencia uma lesão hepática grau III com moderada quantidade de líquido livre na cavidade. Qual deve ser a conduta frente a esta situação?
Mulher de 45 anos de idade, menopausada, procura seu médico com quebra de ondas de calor, sudorese, calafrios, tontura, insônia, memória inadequada e fadiga. Exame ginecológico normal e dosagens hormonais mostram elevação das gonadotrofinas hipofisárias. Cerca de 25% das mulheres no climatério têm osteoporose significativa. Das alternativas abaixo, qual mostra quais ossos são mais comumente comprometidos?
Compartilhar