Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Dermatologia

Reumatologia

Uma mulher de 35 anos chega à consulta com uma queixa de dois meses de evolução de lesões de pele em membros inferiores. Nega outras queixas. As lesões vão dos pés até a raiz das coxas e ficam mais intensas no final do dia. Ela traz uma biópsia de pele, com o seguinte laudo: inflamação intensa de vênulas pós-capilares, com presença de restos celulares de polimorfonucleares no interior e ao redor da parede dos vasos. Ao exame físico, púrpura palpável de membros inferiores. Com relação a esse caso, é correto afirmar:

A
O uso de propiltiuracil tem sido implicado em casos como esse associado a altos títulos de FAN (fator antinuclear), caracterizando um quadro lúpus-símile.
B
Nesse caso é contraprodutivo procurar uma doença primária sistêmica que envolva os vasos de maior calibre.
C
Esse quadro é idiopático em 30% dos casos.
D
A infecção por hepatite C pode ser a causa desse quadro, principalmente no contexto da poliarterite nodosa.
E
Na presença de púrpura palpável, a biópsia de pele é dispensável.
Nas novas diretrizes da reanimação cardiorrespiratória da criança (2015) podemos afirmar que:
A ação do estrogênio como terapia hormonal para o câncer de próstata é baseada em:
Sobre megacólon congênito ou doença de hirschsprung, assinale a alternativa correta.
A estenose aórtica grave que ocorre no início da lactância está associada a (ao):
Compartilhar