Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Uma mulher de 30 anos, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, interna-se com queixas de edema ascendente de membros inferiores e aumento de volume abdominal. A pressão arterial é normal. Testes de função renal são normais. A albumina sérica é de 2,5 g/dl e a excreção urinária de proteínas de 3,2 g/dia. Qual é o procedimento mais indicado para o diagnóstico?

A
Biópsia renal.
B
Biópsia hepática.
C
Coleta de urina de 24 horas para medir excreção de sódio.
D
Cintilografia pulmonar.
E
Ecocardiograma transtorácico.
Mulher de 45 anos, previamente saudável, procura atendimento por dor em cotovelo e febre. Refere inchaço, dor e vermelhidão no cotovelo direito há cerca de 24h, acompanhada de febre de até 40 °C com calafrios. Exame físico evidencia sinais flogísticos em cotovelo direito com demais articulações normais. Não há outros achados no exame físico. Exames laboratoriais evidenciam somente leucocitose de 16.000 células com desvio à esquerda (10% de bastões). Qual a melhor conduta a ser adotada?
A malária é uma doença febril aguda, causada por protozoários transmitidos por vetores. No Brasil, sua importância se dá pela gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em areas endêmicas. A respeito da malária pode-se afirmar:
Em relação à Leishmaniose visceral ou calazar, pode-se dizer que:
Uma senhora de 63 anos foi admitida no PAM após ter sido encontrada caída em sua residência. Ao exame físico, nota-se nível de consciência rebaixado (Glasgow 11), ausculta cardíaca irregular e desvio conjugado do olhar para a esquerda. ECG compatível com fibrilação atrial. TC mostra hipodensidade acometendo todo o território da artéria cerebral média esquerda, apagamento de sulcos corticais e discreto desvio de linha média. Das medidas abaixo, qual deverá ser evitada inicialmente?
Compartilhar