Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma mulher de 40 anos apresenta-se com queixa, de um ano de evolução, de mãos que ficam roxas no frio.Em uma anamnese mais detalhada, refere que, ao expor as mãos ao frio ou quando está estressada, vários dígitos ficam pálidos, com parestesias bastantes desconfortáveis, e depois ficam cianóticos. Alguns ficam muito vermelhos depois que ela aquece as mãos. Ao exame físico, apresenta cianose de quirodáctilos e pequenas cicatrizes com discreta perda de substância nas polpas digitais. Com relação a esse caso, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Esse fenômeno é praticamente universal em pacientes com esclerose sistêmica. ( ) De 3 a 5% da população apresentam esse fenômeno. ( ) Evidências de que esse fenômeno seja primário podem ser aventadas quando o paciente apresenta uma história familiar com FAN (fator antinuclear) positivo e ausência de necrose. ( ) A análise dos capilares no leito ungueal é útil na avaliação desse fenômeno. ( ) Esse fenômeno envolve exclusivamente os capilares das extremidades do corpo. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – F – V – V.
B
V – F – V – V – V.
C
F – V – F – F – V.
D
V – V – F – V – F.
E
F – F – V – F – V.
Paciente de 26 anos procura o serviço de saúde com queixas de febre, dor torácica tipo pleurítica à direita, acompanhada de tosse inicialmente seca e posteriormente com escarro amarelado. Exame físico revela propedêutica de condensação e derrame pleural na base do hemitórax direito. RX de tórax mostra imagem de derrame pleural. Hemograma com grande leucocitose e desvio à esquerda. Líquido obtido por punção revela aspecto purulento com PH de 6,2, glicose 30 mg/dl. Qual o melhor procedimento?
Considerando pacientes vítimas de queimaduras, pode-se afirmar que:
Em um paciente com taquicardia, hipotensão sintomática, sudorese, enchimento capilar lento e o eletrocardiograma mostrando fibrilação atrial com alta resposta, qual a melhor opção terapêutica?
Paciente masculino de 32 anos é admitido na emergência hospitalar com cólica renal. A ecografia de vias urinárias demonstra cálculo no trajeto do ureter proximal esquerdo e leve dilatação do sistema pielocalicial. Qual das seguintes condições abaixo descarta a possibilidade de tratamento medicamentoso expulsivo (conduta médica conservadora)?
Compartilhar