Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Uma mulher de 42 anos é trazida à sala de emergências médicas devido a um quadro clínico caracterizado por Hipotensão Arterial, pele fria e esturpor. Os exames acusam Glicemia: 60 mg/dl; Sódio sérico: 112 mEq/l e Potássio sérico: 6,0 mEq/l. Dado esse quadro, qual das causas abaixo NÃO é compatível com uma das causas da patologia que acomete essa paciente?

A
Tuberculose.
B
Autoimunidade.
C
Insulinoma.
D
Blastomicose.
E
HIV.
Mulher de 35 anos chega para consulta médica na Unidade Básica de Saúde, referindo que irá realizar extração dentária na próxima semana, e seu dentista solicitou que a mesma recebesse orientação acerca da profilaxia para endocardite bacteriana. A paciente é portadora de comunicação interatrial tipo ostium secundum não corrigida. A conduta adequada é:
Em relação aos pacientes com problemas com uso de álcool, podemos afirmar que a alternativa correta é:
Em relação ao fenômeno de Raynaud, é possível afirmar: I- É uma sensibilidade idiopática ao frio. II- Pode estar associado à esclerose sistêmica, síndrome costoclavicular e macroglobulinemia. III- Pode ocorrer nos operadores de martelete pneumático. Marque a alternativa correta.
Considere as seguintes afirmações em relação à silicose. I - O diagnóstico de silicose é feito, fundamentalmente, com base nos estudos de função pulmonar. II - As atividades de risco para silicose, no Brasil, são provenientes da mineração subterrânea e de superfície, da indústria das cerâmicas e das fundições que utilizam areia no processo. III - A associação da silicose com tuberculose é uma complicação que normalmente implica rápida progressão da fibrose pulmonar. Marque a alternativa correta.
Compartilhar