Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Hepatologia

Uma mulher de 42 anos chega ao consultório com uma ultrassonografia mostrando cálculos na vesícula biliar. Ela nega sintomas. Sobre cálculos na vesícula biliar, podem ser considerados fatores etiológicos e complicações, respectivamente:

A
câncer de vesícula biliar e anemia falciforme; complicações podem ser colecistite aguda, hepatite e obstrução do intestino delgado.
B
anemia falciforme e esferocitose congênita; câncer de vesícula, hepatite e pancreatite.
C
esferocitose congênita e anemias hemolíticas; colecistite aguda, pancreatite e obstrução do intestino delgado.
D
anticoncepcional oral e anemias ferroprivas; colecistite aguda, pancreatite e obstrução do intestino delgado.
E
câncer de vesícula e anemias ferroprivas; coledocolitíase, colangite e carcinoma de vias biliares.
Episódios reacionais ou estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente ao Mycobacterium leprae, reações essas que se apresentam através de episódios inflamatórios agudos ou sub-agudos. Podem acometer tanto os pacientes paucibacilares como os multibacilares. Assinale a ALTERNATIVA INCORRETA:
Qual o FÁRMACO DE ESCOLHA para a prevenção primária da hemorragia digestiva alta por rotura de varizes esofagianas num paciente com hipertensão portal esquistossomótica?
Que eletrólito é mais importante na reposição do grande queimado ? Referência: MARCONDES, E. Pediatria Básica - tomo II - São Paulo: Sarvier, 2003
Sobre linfonodo sentinela podemos AFIRMAR que:
Compartilhar