Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Hepatologia

Uma mulher de 42 anos chega ao consultório com uma ultrassonografia mostrando cálculos na vesícula biliar. Ela nega sintomas. Sobre cálculos na vesícula biliar, podem ser considerados fatores etiológicos e complicações, respectivamente:

A
câncer de vesícula biliar e anemia falciforme; complicações podem ser colecistite aguda, hepatite e obstrução do intestino delgado.
B
anemia falciforme e esferocitose congênita; câncer de vesícula, hepatite e pancreatite.
C
esferocitose congênita e anemias hemolíticas; colecistite aguda, pancreatite e obstrução do intestino delgado.
D
anticoncepcional oral e anemias ferroprivas; colecistite aguda, pancreatite e obstrução do intestino delgado.
E
câncer de vesícula e anemias ferroprivas; coledocolitíase, colangite e carcinoma de vias biliares.
Na recepção de um RN asfixiado em sala de parto, a manobra mais efetiva e mais importante, que resgata dos bebês deprimidos ao nascer, é:
Sobre a torção testicular, é correto afirmar que:
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa correta sobre essa condição.
Ao atender o RN em sala de parto você é informado de que a gestação é a termo, a mãe não tem patologias, não apresentou complicações, a idade gestacional é de 38 semanas. O trabalho de parto durou cerca de 6 horas, as membranas rompem no ato com líquido amniótico claro com grumos. No momento do nascimento, o período expulsivo é demorado e o RN nasce em parada respiratória. A conduta inicial mais adequada será:
Compartilhar