Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Dermatologia

Uma mulher de 42 anos esta sendo tratada com corticosteroides por causa de exacerbação de púrpura trombocitopênica imune. Depois de dois dias de tratamento com esteróides por via intravenosa, ela tem tosse, febre e sudorese noturna. Qual das seguintes é a localização mais provável da tuberculose?

A
Base do pulmão esquerdo
B
Base do pulmão direito
C
Pleura
D
Região apical do pulmão "
E
Lobo médio do pulmão
O diagnóstico precose do câncer infantil está diretamente relacionado ao prognóstico do paciente. Logo, o alto nível de suspeição deve estar presente na consulta pediátrica afim de detectar determinados sinais e sintomas que promovam o reconhecimento mais rápido desta enfermidade. São sinais e sintomas que em conjunto alertam para o diagnóstico de câncer na criança ou adolescente, exceto:
Recém-nascido com 33 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 1440g, evolui com insuficiência respiratória, imediatamente após parto cesariana por doença hipertensiva específica da gestação. Gestante recebeu betametasona 24 horas antes do parto. O neonato apresentou gemência, tiragem intercostal, taquipnéia e cianose central. Qual o provável diagnóstico da doença do neonato?
Paciente do sexo masculino, 42 anos, compareceu ao ambulatório de dermatologia com queixa de dor e calor na perna direita. Ao exame dermatológico, apresentava comprometimento de extensa área no membro inferior direito que se encontrava edemaciado, eritematoso e quente. Além disso, apresentava tinha interdigital entre o terceiro e quarto pododáctilo e linfadenomegalia inguinal à direita. O quadro cutâneo estava associado a sintomas gerais de febre (39°C) e calafrios.De acordo com o caso clínico descrito, marque a alternativa incorreta:
A tríade de Charcot é um achado específico da colangite aguda composto por:
Compartilhar