Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Dermatologia

Uma mulher de 42 anos esta sendo tratada com corticosteroides por causa de exacerbação de púrpura trombocitopênica imune. Depois de dois dias de tratamento com esteróides por via intravenosa, ela tem tosse, febre e sudorese noturna. Qual das seguintes é a localização mais provável da tuberculose?

A
Base do pulmão esquerdo
B
Base do pulmão direito
C
Pleura
D
Região apical do pulmão "
E
Lobo médio do pulmão
Paciente do sexo feminino, 51 anos, melanodérmica, apresenta colecistolitíase sintomática. Foi indicada colecistectomia laparoscópica. Exames clínicos pré-operatórios não revelaram quaisquer alterações. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que corresponde ao melhor conjunto de exames pré-operatórios de rotina para essa doente:
Em relação à intubação traqueal, podemos afirmar:
Com relação às complicações da pneumonia pelo Micoplasma pneumoniae, podemos afirmar que:
Um menino de 14 anos, com vacinações completas, queixa-se de febre e rigidez de nuca há dois dias. Queixa-se também de dor de garganta e não consegue ingerir nada há um dia, devido à dor. Ao exame físico, ele está alerta e orientado, mas tem rigidez de nuca e preenchimento da linha média na orofaringe posterior. Ele está salivando para evitar a dor associada à deglutição. O próximo passo no manejo desse paciente é:
Compartilhar