Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Uma mulher de 42 anos é trazida à sala de emergências médicas devido a um quadro clínico caracterizado por Hipotensão Arterial, pele fria e esturpor. Os exames acusam Glicemia: 60 mg/dl; Sódio sérico: 112 mEq/l e Potássio sérico: 6,0 mEq/l. Dado esse quadro, qual das causas abaixo NÃO é compatível com uma das causas da patologia que acomete essa paciente?

A
Tuberculose.
B
Autoimunidade.
C
Insulinoma.
D
Blastomicose.
E
HIV.
Menino de 1 ano que sofrera uma queda em andador foi trazido à emergência. A mãe relatou não ter havido perda de consciência, mas logo após o acidente ocorreram vários episódios de vômito e sonolência intercalados com quadro de agitação. À admissão, a criança encontrava-se em Glasgow 13, com pupilas isocóricas e fotorreagentes e com hematoma frontal. Não apresentava sinais de outros traumas associados nem deficit motor focal. Qual a conduta inicial mais adequada?
Maria José tem 78 anos e é levada, por seu filho, à emergência por apresentar subitamente tonteira rotatória precipitada pelo giro da cabeça. Maria José refere início com mudança de posição na cama e ao calçar a sandália. Maria José diz que a tonteira “é muito forte e passa num instante”. Perguntada, não refere perda auditiva. Na emergência a hipótese diagnóstica inicial é de:
Paciente 62 anos no 22º dia pós-operatorio de colectomia esquerda videolaparoscópica para ressecção neoplasia de cólon com metástase hepática, apresentava-se bem e com boa evolução clínica, porém passou a apresentar dor e edema de todo o membro inferior direito ha 24 horas. Ao exame paciente bem, consciente, orientado, eupneico, pulso cheio, Fc 78bpm. Membro inferior direito: Dor em panturrilha, edema em perna e coxa, cacifo presente, pulsos 3/3+. Sobre o quadro do paciente, é CORRETO afirmar:
Dentre as nefropatias abaixo discriminadas, marcar aquela considerada de origem hereditária e que se apresenta com glomerulonefrite, surdez neurossensorial e lesões oculares.
Compartilhar