Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Hepatologia

Uma mulher de 42 anos chega ao consultório com uma ultrassonografia mostrando cálculos na vesícula biliar. Ela nega sintomas. Sobre cálculos na vesícula biliar, podem ser considerados fatores etiológicos e complicações, respectivamente:

A
câncer de vesícula biliar e anemia falciforme; complicações podem ser colecistite aguda, hepatite e obstrução do intestino delgado.
B
anemia falciforme e esferocitose congênita; câncer de vesícula, hepatite e pancreatite.
C
esferocitose congênita e anemias hemolíticas; colecistite aguda, pancreatite e obstrução do intestino delgado.
D
anticoncepcional oral e anemias ferroprivas; colecistite aguda, pancreatite e obstrução do intestino delgado.
E
câncer de vesícula e anemias ferroprivas; coledocolitíase, colangite e carcinoma de vias biliares.
São cardiopatias congênitas de hiperfluxo, exceto:
A febre reumática é uma doença inflamatória desencadeada a partir de infecções causadas pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A em indivíduos geneticamente predispostos. Os critérios de Jones (manifestações maiores e menores) foram criados para aumentar a especificidade do diagnóstico desta patologia, que é eminentemente clínico. Assinale a alternativa que contenha somente as manifestações maiores:
Paciente internado em caráter de urgência com diagnóstico de aneurisma de aorta abdominal rota, apresenta hipertensão arterial grave (Pressão Arterial = 220 x 140) e taquicardia (Frequência Cardíaca = 136 batimentos por minuto). Faz-se necessário controle clínico mínimo pré-operatório que inclui medidas para controle de pressão arterial e frequência cardíaca, respectivamente:
É agente etiológico da colite pseudomembranosa:
Compartilhar