Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Dermatologia

Dermatologia

Uma mulher de 42 anos esta sendo tratada com corticosteroides por causa de exacerbação de púrpura trombocitopênica imune. Depois de dois dias de tratamento com esteróides por via intravenosa, ela tem tosse, febre e sudorese noturna. Qual das seguintes é a localização mais provável da tuberculose?

A
Base do pulmão esquerdo
B
Base do pulmão direito
C
Pleura
D
Região apical do pulmão "
E
Lobo médio do pulmão
É certo afirmar a respeito da crise convulsiva febril:
A implantação do novo esquema de tratamento para Tuberculose (4 em 1) se caracteriza pela introdução:
Paciente do sexo feminino, 73 anos, comparece à consulta médica, informando que durante o último ano apresentou perda espontânea de 5 kg. Afirma que está inapetente e que observou dificuldade crescente para realizar atividades habituais como subir no ônibus ou levantar-se da cadeira. Relata grande fadiga. Nega humor deprimido ou anedonia. Ao exame físico, nota-se redução da força muscular, medida através da força de preensão palmar. A paciente afirma que passou por diversos médicos sem receber um diagnóstico preciso. Traz vários exames realizados que se mostraram normais. O diagnóstico mais provável para a paciente é:
Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32 apresenta os seguintes resutados de exames: Ureia: 80mg%; Creatinina: 3,2mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL:28; LDL:170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Sua principal hipótese para a disfunção renal detectada seria:
Compartilhar