Questões na prática

Psiquiatria

Uma mulher de 47 anos relata que há 2 anos apresenta diminuição gradativa do desejo sexual, sendo que nos dois últimos meses o quadro ficou mais grave. Nega uso de medicamentos ou doenças crônicas conhecidas. Assinale a alternativa correta:

A
O hipoestrogenismo é uma causa provável.
B
O sildenafil tem demonstrado resultados animadores em quadro semelhante.
C
Nessa idade, as causas orgânicas são mais prevalentes do que as causas psicológicas ou socioculturais.
D
O quadro é típico de frigidez primária, e a paciente deve ser encaminhada para psicanálise.
E
O quadro é de desejo sexual hipoativo e a avaliações da função tireoidiana, prolactina e testosterona livre podem ser úteis para o diagnóstico.
São cardiopatias acianogênicas com hipervolemia e hipofluxo pulmonar, EXCETO:
Nasce um recém-nascido com aproximadamente 3kg, em apneia. Conduta 1: colocado no berço de reanimação e aplicado os passos iniciais, mas não apresentou movimentos respiratórios e a FC era de 50bpm; Conduta 2: iniciou a ventilação com balão e máscara e o sensor do oxímetro foi posicionado, mas não houve melhora após 30 segundos. A técnica de ventilação foi corrigida, mas a FC permaneceu em 50 bpm e a saturação em 40% ao associar-se oxigênio suplementar. O RN permaneceu em apneia. A conduta é:
É uma característica dos tumores vesicais
Homem de 66 anos é atendido em Centro de Saúde, relatando uso de amoxicilina de modo irregular há duas semanas para tratamento de otite média aguda. Queixa-se de diminuição da acuidade auditiva e dor retroauricular. Ao exame físico, encontra-se febril e com eritema na referida região retroauricular. Assinale a alternativa ERRADA em relação à abordagem dessa afecção:
Compartilhar