Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Reumatologia

Ginecologia

Uma mulher de 50 anos de idade teve seu último ciclo menstrual há um ano após histerectomia subtotal abdominal. Apresenta sintomas do tipo fogachos, déficit de memória e adinamia. Sua mãe, de 70 anos de idade, fraturou recentemente o quadril, e uma prima de 2° grau tem câncer de mama. A paciente está preocupada com a osteoporose e pergunta de que forma esta pode ser evitada. Um exame de densitometria óssea de três anos atrás quando menstruava mostrava valores abaixo da faixa etária esperada. Qual das seguintes medidas preventivas seria a mais útil para esta paciente?

A
Iniciar um programa de exercício com atividade de impacto.
B
Orientar a ingestão de cálcio para 1.500 mg/dia e vitamina D 800 UI/dia, além do sol e exercício físico.
C
Orientar a ingestão de cálcio para 1.500 mg/dia e vitamina D 400 UI/dia, monitorar através de densitometria óssea até atingir níveis de osteoporose para iniciar droga antireabsortiva.
D
Orientar a ingestão de cálcio para 1.000 mg/dia e vitamina D 800 UI/dia, associar terapia hormonal estrogênica.
E
Orientar a ingestão de cálcio para 1.000 mg/dia e vitamina D 200 UI/dia, associar droga antireabsortiva.
Alguns neonatos podem apresentar um shunt clinicamente significativo, causado pela Persistência do Canal Arterial (PCA). Constitui-se em causa atraso no fechamento do PCA:
Sobre doença de Hirschsprung assinale a afirmativa incorreta:
Criança de 2 anos de idade é levada ao pronto-socorro devido a um quadro súbito de movimentos tônico-clônicos generalizados com liberação esfincteriana. No exame de entrada, apresentava-se febril 39ºC, ausculta pulmonar com roncos de transmissão e orofaringe pouco hiperemiada, sem sinais meníngeos e em outras alterações no exame físico; pais negavam uso de medicamento ou patologias prévias. Em relação ao quadro, assinale a alternativa CORRETA:
Qual das afirmações abaixo é verdadeira?
Compartilhar