Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Reumatologia

Ginecologia

Uma mulher de 50 anos de idade teve seu último ciclo menstrual há um ano após histerectomia subtotal abdominal. Apresenta sintomas do tipo fogachos, déficit de memória e adinamia. Sua mãe, de 70 anos de idade, fraturou recentemente o quadril, e uma prima de 2° grau tem câncer de mama. A paciente está preocupada com a osteoporose e pergunta de que forma esta pode ser evitada. Um exame de densitometria óssea de três anos atrás quando menstruava mostrava valores abaixo da faixa etária esperada. Qual das seguintes medidas preventivas seria a mais útil para esta paciente?

A
Iniciar um programa de exercício com atividade de impacto.
B
Orientar a ingestão de cálcio para 1.500 mg/dia e vitamina D 800 UI/dia, além do sol e exercício físico.
C
Orientar a ingestão de cálcio para 1.500 mg/dia e vitamina D 400 UI/dia, monitorar através de densitometria óssea até atingir níveis de osteoporose para iniciar droga antireabsortiva.
D
Orientar a ingestão de cálcio para 1.000 mg/dia e vitamina D 800 UI/dia, associar terapia hormonal estrogênica.
E
Orientar a ingestão de cálcio para 1.000 mg/dia e vitamina D 200 UI/dia, associar droga antireabsortiva.
Paciente com síndrome do túnel do carpo, distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, costuma apresentar:
A vacina antipneumocócica está indicada em adultos que:
Paciente, três anos de idade, é levado à consulta com história de obstrução nasal há mais de 20 dias, eliminando secreção amarelada e fétida, acompanha anorexia, irritabilidade e febre. O estado geral é bom, nota-se conjuntivite purulenta à esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Recém-nascido pré-termo, apgar de 9 no 1º min e 10 no 5º min, desenvolve taquipneia com 3 horas de vida. Ao exame taquipneico, sem tiragem, FR de 98 inc/mim, saturação de O2: 98%, em ar ambiente. RX de tórax mostra infiltrado linear a partir dos hilos, silhueta cardíaca normal. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar