Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Uma mulher de 50 anos que apresenta sintomatologia clínica de irregularidade menstrual, labilidade emocional, insônia, queda da libido e episódios de “fogacho” provavelmente encontra-se no climatério. Em relação a esta fase da evolução biológica da mulher, afirma-se que:

A
O início do climatério é simples de ser determinado, pois varia pouco entre as mulheres, sendo considerado precoce quando ocorre entre 40 e 42 anos e o nível plasmático de FSH é o fator determinante da função ovariana nestes casos.
B
O climatério é considerado tardio quando ocorre acima dos 49 anos de idade, o nível plasmático de LH é um importante marcador da reserva e função ovariana.
C
A insuficiência ovariana começa em torno de 40 anos que tem duração variável de até 20 anos é chamada de climatério e o nível plasmático de FSH é, nesta fase, um importante marcador da reserva e função ovariana.
D
Para determinar o exato momento do início do climatério, o nível plasmático de FSH é fator determinante, sendo importante marcador também após a menopausa instalada sem uso de terapia hormonal.
Em um paciente com forte dor ocular, visão muito borrada, fotofobia, lacrimejamento intenso e globo ocular difusamente vermelho, a principal hipótese diagnóstica é:
Assinale a alternativa correta:
Indique o escore de Apgar para um recém-nascido, que no primeiro minuto de vida, apresentou respiração irregular (choro fraco), frequência cardíaca > 100, extremidades cianóticas (corpo róseo), discreta flexão de extremidades e tosse ao estímulo (irritabilidade reflexa):
Criança de quatro anos de idade com queixa de febre alta (39,8ºC) há mais de sete dias inicia edema de dorso de mãos e pés e “rash” cutâneo há um dia. Apresenta congestão conjuntival, língua em framboesa e exantema difuso em mucosa oral e faríngea. Hemograma apresenta leucocitose com desvio nuclear à esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar