Uma mulher de 50 anos que apresenta sintomatologia clínica de irregularidade menstrual, labilidade emocional, insônia, queda da libido e episódios de “fogacho” provavelmente encontra-se no climatério. Em relação a esta fase da evolução biológica da mulher, afirma-se que:
A
O início do climatério é simples de ser determinado, pois varia pouco entre as mulheres, sendo considerado precoce quando ocorre entre 40 e 42 anos e o nível plasmático de FSH é o fator determinante da função ovariana nestes casos.
B
O climatério é considerado tardio quando ocorre acima dos 49 anos de idade, o nível plasmático de LH é um importante marcador da reserva e função ovariana.
C
A insuficiência ovariana começa em torno de 40 anos que tem duração variável de até 20 anos é chamada de climatério e o nível plasmático de FSH é, nesta fase, um importante marcador da reserva e função ovariana.
D
Para determinar o exato momento do início do climatério, o nível plasmático de FSH é fator determinante, sendo importante marcador também após a menopausa instalada sem uso de terapia hormonal.
Outras questões
Uma mulher de 47 anos de idade encontra-se em tratamento de longa data para transtorno do humor . Comparece ao ambulatório com queixa de astenia, sonolência, alteração na fala, intolerância ao frio, constipação intestinal e déficit de memória. Ao exame, nota-se frequência cardíaca = 55 bpm, pele seca e descamativa, reflexos tendinosos diminuídos bilateralmente. O quadro clínico apresentado está relacionado a efeito adverso do tratamento com
Um recém-nascido do sexo feminino, com 2 dias de vida, nascido a termo, com 2.300 g, apresenta sopro sistólico e cianose de extremidades ao choro. Qual a medida propedêutica que afasta a maior parte das doenças cardíacas cianóticas?
As infecções viróticas compreendem 80 a 90% dos casos de infecção de vias aéreas superiores na criança. Marque a afirmativa CORRETA:
Em relação a anatomia do fígado e vias biliares é correto afirmar: