Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Uma mulher de 50 anos que apresenta sintomatologia clínica de irregularidade menstrual, labilidade emocional, insônia, queda da libido e episódios de “fogacho” provavelmente encontra-se no climatério. Em relação a esta fase da evolução biológica da mulher, afirma-se que:

A
O início do climatério é simples de ser determinado, pois varia pouco entre as mulheres, sendo considerado precoce quando ocorre entre 40 e 42 anos e o nível plasmático de FSH é o fator determinante da função ovariana nestes casos.
B
O climatério é considerado tardio quando ocorre acima dos 49 anos de idade, o nível plasmático de LH é um importante marcador da reserva e função ovariana.
C
A insuficiência ovariana começa em torno de 40 anos que tem duração variável de até 20 anos é chamada de climatério e o nível plasmático de FSH é, nesta fase, um importante marcador da reserva e função ovariana.
D
Para determinar o exato momento do início do climatério, o nível plasmático de FSH é fator determinante, sendo importante marcador também após a menopausa instalada sem uso de terapia hormonal.
Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:
Os achados laboratoriais abaixo são característicos da secreção inapropriada do hormônio antidiurético, à exceção de:
Portadora de lúpus eritematoso sistêmico chegou, ao ambulatório, com quadro de reativação grave da doença. Que exames, dentre os abaixo, melhor detectam esta situação?
No pré-operatório de cirurgia eletiva de paciente adulto, classificado como ASA I, qual o período de jejum preconizado para líquidos claros (suco de laranja peneirado, por exemplo)?
Compartilhar