Uma mulher de 52 anos, com histerectomia há 1 ano e 6 meses, procura o ambulatório com queixas de fogachos significativos. Apresenta hipertensão leve, controlada com diurético e hipercolesterolemia. Entre as medicações abaixo disponíveis, qual é a escolha mais adequada?
A
Tibolona oral.
B
Isoflavona de soja.
C
Estrogênio via vaginal ou transdérmico.
D
Associação cíclica de estrogênio conjugado com medroxiprogesterona oral.
E
Esquema contínuo com estradiol e drosperinona.
Outras questões
Um Pediatra, ao avaliar um recém-nascido oligoidrâminio do sexo feminino na enfermaria de pediatria, observa que o teste de Ortolani foi positivo à esquerda e chama o Ortopedista de plantão para avaliação e conduta. O astuto residente do terceiro ano de Ortopedia vai avaliar o caso e, após o exame físico detalhado conversa com seu staff e afirma: I - Trata-se de uma displasia do desenvolvimento do quadril e não de uma luxação, pois o teste de Ortolani é positivo; II - O melhor exame de imagem a ser realizado no momento para confirmação do diagnóstico é a radiografia panorâmica de bacia em AP; III - Na ultrassonografia, os métodos de Graf e de Harcke avaliam o quadril de forma dinâmica e estática respectivamente; IV - Normalmente há retroversão do colo femoral. Frente a essas afirmações, qual a resposta correta?
Quanto ao tabagismo é correto afirmar:
Sobre o pneumotórax podemos afirmar que: A) O sintoma mais comum do pneumotórax espontâneo é a dispneia. B) O pneumotórax espontâneo pequeno com poucos sintomas pode ser apenas monitorado e não
necessitar drenagem. C) A descompressão emergencial com agulha de um pneumotórax de tensão é executado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular. D) A toracotomia por tubo e a drenagem por selo d’água são as bases do tratamento do pneumotórax espontâneo. E) O pneumotórax espontâneo tende a recorrer com uma frequência cada vez maior após cada episódio.
Sobre deficiências de vitaminas e micronutrientes, é certo afirmar que a deficiência de: