Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Uma mulher de 55 anos de idade é levada ao pronto-socorro com história de aumento progressivo do abdome nos últimos 6 meses e, há 2 dias, iniciou com confusão mental e sonolência. Tem antecedente de tabagismo e etilismo nos últimos 20 anos. Exame físico: confusa, desorientada e sem déficit motor. A temperatura axilar é de 36,8°C, pulso de 80 bpm e PA de 110X70mmHg. Abdome difusamente doloroso com ruídos hidroaéreos ausentes, ascite importante e esplenomegalia. Auscultura cardiopulmonar normal. Os exames de sangue mostram hemoglobina de 9,5 g/dL, 2.500 leucócitos/mm³, 65.000 plaquetas/mm³, sódio 132mEq/L, potássio de 4,1mEq/L, creatinina de 1,2mg/dL, amílase 80mg/dL, glicemia de 98mg/dL, albumina de 2,5g/dL. A análise do líquido ascítico mostrou 1000 células/mm³, sendo 60% de neutrófilos e 40% de linfócitos e albumina de 0,5g/dL. Qual a melhor hipótese diagnóstica ?

A
Peritonite espontânea.
B
Pancreatite aguda.
C
Trombose mesentérica.
D
Obstrução intestinal.
A análise bioquímica da coleta de líquido por toracocentese resultou nos seguintes dados: proteínas - 4,5 g/dl; relação proteína pleural/plasmática - 0,8; DHL - 800 UI; relação DHL pleural/plasmática - 0,8. Trata-se de um:
Em relação ao hipotireoidismo, julgue os itens a seguir. I - O hipotireoidismo subclínico aplica-se aos pacientes com níveis normais de TSH e T4 livre. II - A tireoidite de Hashimoto é a doença tireoidiana mais comum entre crianças e adolescentes, sendo reconhecida como principal causa de bócios não tóxicos. III - No hipotireoidismo congênito, as causas mais frequentes são as relacionadas à região hipotalâmica-hipofisária. IV - As lesões do sistema nervoso central que ocorrem em crianças com hipotireoidismo não tratado nos primeiros anos de vida podem ser revertidas com o tratamento e uso da levotiroxina.
Lactente, feminino, com dois meses de idade, branca, foi levada ao pronto-socorro com história de cinco dias de febre, choro constante, urina de coloração amarelo escuro e odor fétido e recusa alimentar. Ao exame físico, apresentava-se febril (Tax: 39°C), mucosas hipocoradas (+/ ++++) e agitada. Foram solicitados: hemograma, EAS e urocultura. O EAS evidenciou densidade de 1030; PH: 6,0; proteínas (+); hemoglobina (+); flora bacteriana (++); muco (+++); leucócitos (20-22); hemácias (9-11); glicose e cilindros negativos. Hemograma: Hb (10,2) e hematócrito (31,3), leucócitos totais (28.000) e 76% segmentados; 0% bastões, 19% de linfócitos; 4% de monócitos e 1% de eosinófilos. Plaquetas: 391.000. Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa que contém a conduta terapêutica mais indicada.
Pré-escolar, do sexo masculino, com cinco anos de idade, é atendido no posto de saúde com história de diarreia, cerca de seis episódios ao dia, com muco e sangue há quatro meses. Há o relato de um episódio de dor e edema no joelho esquerdo há dois meses. Segundo a mãe, a criança está sendo acompanhada há um ano, pois apresenta baixo desenvolvimento ponderoestatural. Assinale a alternativa correta quanto à principal possibilidade diagnóstica para o caso descrito.
Compartilhar