Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Uma mulher de 55 anos de idade é levada ao pronto-socorro com história de aumento progressivo do abdome nos últimos 6 meses e, há 2 dias, iniciou com confusão mental e sonolência. Tem antecedente de tabagismo e etilismo nos últimos 20 anos. Exame físico: confusa, desorientada e sem déficit motor. A temperatura axilar é de 36,8°C, pulso de 80 bpm e PA de 110X70mmHg. Abdome difusamente doloroso com ruídos hidroaéreos ausentes, ascite importante e esplenomegalia. Auscultura cardiopulmonar normal. Os exames de sangue mostram hemoglobina de 9,5 g/dL, 2.500 leucócitos/mm³, 65.000 plaquetas/mm³, sódio 132mEq/L, potássio de 4,1mEq/L, creatinina de 1,2mg/dL, amílase 80mg/dL, glicemia de 98mg/dL, albumina de 2,5g/dL. A análise do líquido ascítico mostrou 1000 células/mm³, sendo 60% de neutrófilos e 40% de linfócitos e albumina de 0,5g/dL. Qual a melhor hipótese diagnóstica ?

A
Peritonite espontânea.
B
Pancreatite aguda.
C
Trombose mesentérica.
D
Obstrução intestinal.
PJDB, masculino 67 anos, tabagista crônico por 40 anos até 5 anos atrás. Há cerca de 2 anos tem queixa de que ao andar cerca de 10 quadras tem dor na panturrilha esquerda que limitava sua caminhada forçando-o a parar por alguns instantes. Nos últimos meses tem apresentado piora do quadro conseguindo atualmente andar cerca de 20 metros até ter que parar para poder andar novamente. Acerca da condição clínica do paciente, assinale a alternativa mais correta.
MAVS, 28 anos foi vítima de um acidente automobilístico. Após estabilização e investigação secundária foram encontradas três costelas fraturadas no hemitórax esquerdo associadas a um pequeno pneumotórax e lavado peritonial sugestivo de conteúdo hemático. Analise as alternativas abaixo e assinale a medida mais importante antes de se proceder a laparotomia:
Os passos da reanimação neonatal envolvem uma avaliação, uma decisão e uma ação, cujo processo é dinâmico e devem ser reavaliados a cada 20-30 segundos para instituição de passos específicos. Assinale ações comuns em toda assistência:
A sífilis congênita é considerada um dos marcadores da boa assistência dos serviços de saúde, mas, nos casos em que o acompanhamento da gestante é carente, é importante a atenção ao recém-nascido. Quanto à clínica da doença no recém-nascido, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar