Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Uma mulher de 55 anos de idade é levada ao pronto-socorro com história de aumento progressivo do abdome nos últimos 6 meses e, há 2 dias, iniciou com confusão mental e sonolência. Tem antecedente de tabagismo e etilismo nos últimos 20 anos. Exame físico: confusa, desorientada e sem déficit motor. A temperatura axilar é de 36,8°C, pulso de 80 bpm e PA de 110X70mmHg. Abdome difusamente doloroso com ruídos hidroaéreos ausentes, ascite importante e esplenomegalia. Auscultura cardiopulmonar normal. Os exames de sangue mostram hemoglobina de 9,5 g/dL, 2.500 leucócitos/mm³, 65.000 plaquetas/mm³, sódio 132mEq/L, potássio de 4,1mEq/L, creatinina de 1,2mg/dL, amílase 80mg/dL, glicemia de 98mg/dL, albumina de 2,5g/dL. A análise do líquido ascítico mostrou 1000 células/mm³, sendo 60% de neutrófilos e 40% de linfócitos e albumina de 0,5g/dL. Qual a conduta?

A
Laparotomia exploradora de imediato.
B
Paracentese de alívio.
C
Iniciar antibioticoterapia com cefalosporina de 3ª geração.
D
Jejum, hidratação, sondagem nasogástrica e analgésicos.
De acordo com a OPAS/OMS, o Brasil é considerado como Área Subclínica grave para a deficiência de Vitamina A, mormente nos estados do Norte, Nordeste e Vale do Jequitinhonha (MG). O acometimento mais severo desta carência é oftalmológico por suas sequelas que podem levar à cegueira. Assinale a alternativa que contém manifestações oculares decorrentes da carência em foco.
Os medicamentos indicados para profilaxia de infecção urinária em crianças são: I. Amoxicilina. II. Ácido nalidixico. III. Sulfametoxazol / Trimetropim. IV. Nitrofurantoina. Assinale a alternativa correta.
Em relação ao sopro inocente ou funcional, assinale a alternativa correta:
Fatores predisponentes para abscesso cerebral por via hematogênica são:
Compartilhar