Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Neurologia

Hematologia

Uma mulher de 64 anos, diabética, procura o pronto-socorro com queixa de perda da força do lado esquerdo do corpo há cerca de 40 minutos. O exame físico confirma a hemiparesia esquerda, sem outras alterações. Foi encaminhada para tomografia de crânio (que foi normal) e quando retornou já não apresentava nenhum déficit motor. No seguimento ambulatorial foi constatada a presença de fibrilação atrial paroxística. Deve-se indicar o uso contínuo de:

A
clopidogrel e amiodarona.
B
varfarina.
C
ácido acetilsalicílico.
D
varfarina e clopidogrel.
E
ácido acetilsalicílico e amiodarona
Os pais levam à consulta de rotina criança de 2 anos de idade solicitando esclarecimentos em relação à fimose de seu filho. Qual dentre as informações abaixo é considerada ERRADA?
O teste do reflexo vermelho é um exame simples e rápido que deve ser realizado, durante o primeiro exame neonatal. Com relação ao teste, assinale a alternativa ERRADA:
Paciente de 76 anos, sexo masculino, com plenitude pós-prandial há três meses, seguida de vômitos pós-alimentares. Relata emagrecimento de 9 kg neste período (peso habitual 70 kg). Realizou endoscopia digestiva alta que evidenciou lesão ulcerada localizada no terço distal do estômago, impedindo a passagem do endoscópio. O exame anatomopatológico de biópsia realizada durante a endoscopia, mostrou tratar-se de carcinoma do tipo intestinal de Laurén. Radiografia de tórax e tomografia computadorizada abdominal sem alterações significativas. Foi indicada terapia nutricional pré-operatória por sete dias. Dentre as opções terapêuticas abaixo, assinale a mais adequada.
Paciente do sexo masculino, 26 anos, queixa-se de gotejamento intermitente de sangue vivo às evacuações nos últimos dois anos, além de prurido anal esporádico. Nega dor abdominal, perda ponderal e alterações do hábito intestinal. Tia materna faleceu por câncer do cólon ascendente aos 68 anos. O exame físico geral e abdominal não mostra alterações. A inspeção perianal revela grandes mamilos hemorroidários prolapsados, irredutíveis, sem sinais flogísticos ou de sangramento. Ao toque, a mucosa é lisa, o tônus anal é normal sem massas palpáveis. A próxima conduta indicada deve ser:
Compartilhar