Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Uma mulher de 70 anos é acompanhada há 6 semanas por dor contínua na cintura escapular e ombros, sem fatores de melhora ou piora. Recebeu analgésicos comuns e anti-inflamatórios não hormonais sem alívio dos sintomas. Os seus exames mostram Hb = 11,8 g/dl, leucócitos = 6400/mm³, sem desvio, plaquetas = 330 000/mm³, glicemia = 94 mg/dl, creatinina = 0,9 mg/dl, sódio, potássio e urina tipo I normais, VHS = 82 mm/1ª hora, FAN negativo e Fator Reumatoide positivo em título baixo. O médico deve:

A
solicitar dosagem de CPK e eletroneuromiografia de membros superiores
B
solicitar ressonância nuclear magnética de coluna cervical e dorsal
C
iniciar antidepressivo tricíclico
D
iniciar methotrexate
E
iniciar corticoesteroide em dose baixa
Em geral, as reações por contrastes iodados, são causadas por:
Em relação à ascaridíase considere as assertivas abaixo. I - Pamoato de pirantel, por ser utilizado em dose única, é recomendado para casos de obstrução intestinal. II- Pancreatite e colecistite são complicações possíveis. III- A maioria das infestações é assintomática. Quais são corretas?
Jovem de 17 anos, com 38 semanas de gestação, foi internada no centro obstétrico por encontrar-se na fase ativa do trabalho de parto sem comorbidades ou intercorrências. Feito o bloqueio peridural para analgesia, a paciente sofreu parada cardiorrespiratória, que não reverteu após as manobras de ressuscitação realizadas durante 5 minutos. Qual a próxima conduta a ser adotada?
Puérpera submetida a cesariana há 7 dias vem apresentando picos febris diários. No 2° dia pós-operatório, iniciou tratamento para endometrite com gentamicina e clindamicina. No 4° dia, foi adicionada ampicilina. Há 48 horas, o esquema antibiótico foi substituído por cefoxitina associada a metronidazol. O estado geral é bom e os lóquios não estão mais fétidos desde o segundo dia do primeiro esquema antibiótico. A paciente vem amamentando sem dor. A ferida operatória não está alterada, e a ultrassonografia abdominal é normal. Qual a próxima conduta?
Compartilhar