Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Uma mulher diabética, de 46 anos de idade, portadora de insuficiência venosa periférica, chega ao ambulatório com história de dor e uma lesão avermelhada mal definida, em torno de uma erosão sobre a tíbia. Com relação ao quadro acima, qual das seguintes alternativas é correta?

A
Há necessidade de terapia antifúngica.
B
As hemoculturas raramente são positivas. A penicilina é o fármaco de escolha.
C
Justifica-se a internação da paciente, iniciando-se com antibióticos EV e parecer cirúrgico.
D
O herpes simples está incluído no diagnóstico diferencial. Investigar as práticas sexuais da paciente.
E
Iniciar a cobertura antimicrobiana para estreptococos e para estafilococos, produtores de penicilinase.
Acidentes envolvendo motociclistas caracterizam um sério problema de saúde pública nos centros urbanos do Brasil e produzem, entre outros traumas, fratura da diáfise da tíbia, a sede mais comum de fratura em ossos longos. Com relação à fratura da diáfise da tíbia, assinale a alternativa correta.
No repouso masculino está sendo reavaliado um alcoólatra com possível indicação de laparotomia exploradora. Ele sofre de cirrose hepática e tem ascite moderada a grave, mas não há evidências de encefalopatia. A bioquímica sanguínea revela bilirrubina total de 2,5 mg/dl, albumina de 3,8 g/dl e tempo de protrombina prolongado de 5 seg. (INR "aproximadamente" 1,9). O somatório de pontos alcançados, à luz da classificação de Child-Pugh, é de:
Caçula de família humilde e iletrada, que morava em distante área rural, uma lactente só foi examinada pela primeira vez ao completar quatro meses de vida. Seu parto se fizera em domicílio e, desde que nasceu, ela ficava ofegante e arroxeada ao chorar ou fazer esforço para defecar. Tinha sopro cardíaco à ausculta e o ecocardiograma foi indicativo de tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que encerra a presença de:
A rinite alérgica é uma afecção comum na infância. Em relação à abordagem adequada e ao tratamento eficaz deste problema de saúde, avalie as assertivas abaixo e depois assinale a opção correta: I - Mesmo no caso de lactentes sadios, mas com história de atopia na família, deve-se orientar o aleitamento materno e a restrição de alérgenos aéreos que podem reduzir em cerca de 50% o risco de atopia. / II - Rinite com obstrução persistente de fossas nasais pode levar a alterações e sequelas no crescimento facial como face alongada, nariz pequeno e mordida cruzada posterior. / III - O tratamento medicamentoso deve ser evitado nos casos de rinite persistente, visto que há pouco resultado prático e o uso de medicação pode trazer mais malefícios do que benefícios. / IV - Exames complementares tem pouca valia para embasar o diagnóstico da rinite alérgica, o qual deve ser feito baseado na história clinica e nos antecedentes pessoais e familiares de atopia.
Compartilhar