Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

Uma mulher diabética, de 46 anos de idade, portadora de insuficiência venosa periférica, chega ao ambulatório com história de dor e uma lesão avermelhada mal definida, em torno de uma erosão sobre a tíbia. Com relação ao quadro acima, qual das seguintes alternativas é correta?

A
Há necessidade de terapia antifúngica.
B
As hemoculturas raramente são positivas. A penicilina é o fármaco de escolha.
C
Justifica-se a internação da paciente, iniciando-se com antibióticos EV e parecer cirúrgico.
D
O herpes simples está incluído no diagnóstico diferencial. Investigar as práticas sexuais da paciente.
E
Iniciar a cobertura antimicrobiana para estreptococos e para estafilococos, produtores de penicilinase.
São indicações definitivas de intubação traqueal todos os recém-nascidos abaixo, EXCETO:
Considere as seguintes alterações clínicas relacionadas com a desnutrição proteico-energética grave e marque a letra onde estão as características do marasmo na criança. I. hepatomegalia acentuada; II. atrofia muscular; III. edema de membros inferiores; IV. ausência de gordura subcutânea.
Homem de 22 anos de idade procura a Unidade Básica de Saúde de seu bairro com náuseas, vômitos e “caroço doloroso na virilha”. Informa que há três anos essa massa aparece quando faz esforço e desaparece ao deitar-se, mas desta vez vem se mantendo há dois dias. Ao exame físico: paciente em bom estado geral e aumento de volume na região inguinal e do escroto direito, com dor à palpação. A conduta a ser adotada pelo médico da Unidade é:
Um menino de 5 anos apresenta dificuldade para andar, enrijecimento do quadril à direta e vem mancando há 2 meses. Queixa-se de dor muito leve no local. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar