Uma paciente com 21 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, deu entrada ao pronto-socorro com trauma toracoabdominal e cranioencefálico. A paciente estava no banco traseiro do veículo, sem cinto de segurança. Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. Caso a paciente apresente hemotórax devido ao trauma, este deverá ser drenado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular.
A
CERTO
B
ERRADO
Outras questões
Na parada cardiorrespiratória em pediatria, o ritmo mais frequentemente encontrado é:
Marque a alternativa CORRETA em relação a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) na infância:
De acordo com a publicação do Ministério da saúde - Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil, excluindo-se os tumores de pele não melanoma, assinale a alternativa que apresenta a estimativa correta de novos casos para o ano de 2014.
Mulher de 57 anos queixa- se de vertigens com duração de 30 segundos, principalmente ao se virar na cama, olhar para cima e ao se levantar. Nega queixas auditivas, alteração na coordenação motora ou força muscular. É hipertensa em uso de Enalapril 20 mg 2 vezes ao dia e Clortalidona 25 mg. Ao exame físico, apresentou-se corada, com pressão arterial 130x76 quando estava deitada e em pé, 114x70 mmHg, frequência cardíaca de 78 bpm, bom estado geral, corada, murmúrio vesicular presente sem ruídos adventícios, ritmo cardíaco regular sem sopro, força grau V simétrica, pares cranianos preservados, reflexos osteotendíneos normais, manobra de Dix-Hallpike positiva à direita. Em relação a essa paciente, a hipótese diagnóstica e o tratamento são, respectivamente: