Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Uma paciente, com 25 anos de idade, há três dias apresenta febre, cefaleia intensa retro-orbital, mialgia e exantema cutâneo morbiliforme. Há oito dias retornou de Fortaleza e há um dia começou a apresentar petéquias, epistaxe e teste do torniquete positivo. Sua pressão arterial é de 120/70 mmHg e sua pulsação, de 80 bpm, a temperatura é de 36,7ºC. Os exames laboratoriais mostraram plaquetas de 80.000, leucopenia, tempos de protrombina e tromboplastina parcial normais e sorologia para dengue (IgM) positiva. Esse quadro caracteriza diagnóstico de:

A
Dengue hemorrágica.
B
Síndrome de choque da dengue.
C
Dengue hemorrágica com CIVD.
D
Dengue clássica.
E
Dengue com comprometimento neurológico
É exemplo de cardiopatia congênita acianótica:
Em relação às hérnias inguinais, é correto afirmar:
Uma menina de 7 anos apresentou abaulamento cervical súbito, em linha média, após quadro de infecção de vias aéreas superiores. Está afebril. Palpa-se nódulo de consistência cística, com sinais flogísticos, móvel à deglutição e à protrusão da língua. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Qual das cardiopatias congênitas abaixo descritas pode se apresentar com quadro de insuficiência cardíaca grave inclusive com choque cardiogênico na segunda ou na terceira semana de vida?
Compartilhar