Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Uma paciente com 50 anos vem para resultado de mamografia de rastreamento, mas refere ter percebido um nódulo em seu autoexame de rotina há uma semana. Ela foi orientada a levar seu exame do ano anterior para comparação. Os laudos observados são: Exame atual: BIRADS II pela presença de calcificações de aspecto arredondado. Exame do ano anterior: BIRADS I. A melhor orientação após o exame clínico, no qual foi confirmada a presença de um nódulo palpável, é:

A
Orientá-la a procurar um mastologista devido à progressão da categoria I para II de BIRADS em apenas um ano.
B
Orientá-la a procurar um especialista, pois a categoria BIRADS II recomenda controle anual, mas fica insuficiente na presença de um nódulo palpável.
C
Tranquilizá-la, pois a categoria II refere-se a um achado benigno.
D
Tranquilizá-la, pois o nódulo apareceu há pouco tempo e pode ser observado.
E
Realizar apenas uma punção com agulha fina e encaminhar uma citologia do líquido aspirado.
O local mais comum de oclusão arterial aguda por êmbolo é:
Sobre a embriogênese e fisiopatologia da região inguinoescrotal na infância, é INCORRETO afirmar:
Apesar de ocorrerem em zonas anatômicas distintas, hiperplasia de próstata e câncer de próstata possuem algumas características comuns. Considere as propostas abaixo. I - Faixa etária de acometimento; II - Dependência de androgênios para proliferação celular; III - História familiar como fator de risco. Quais delas são comuns às duas patologias?
Mãe refere que seu filho de 10 meses está com um desvio do olho direito para dentro nas últimas semanas, e mostra uma foto dele onde nota-se o brilho do olho direito parecendo um "olho de gato". Qual a conduta mais apropriada?
Compartilhar