Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Uma paciente com 50 anos vem para resultado de mamografia de rastreamento, mas refere ter percebido um nódulo em seu autoexame de rotina há uma semana. Ela foi orientada a levar seu exame do ano anterior para comparação. Os laudos observados são: Exame atual: BIRADS II pela presença de calcificações de aspecto arredondado. Exame do ano anterior: BIRADS I. A melhor orientação após o exame clínico, no qual foi confirmada a presença de um nódulo palpável, é:

A
Orientá-la a procurar um mastologista devido à progressão da categoria I para II de BIRADS em apenas um ano.
B
Orientá-la a procurar um especialista, pois a categoria BIRADS II recomenda controle anual, mas fica insuficiente na presença de um nódulo palpável.
C
Tranquilizá-la, pois a categoria II refere-se a um achado benigno.
D
Tranquilizá-la, pois o nódulo apareceu há pouco tempo e pode ser observado.
E
Realizar apenas uma punção com agulha fina e encaminhar uma citologia do líquido aspirado.
Escolha a situação clínica mais condizente com artrite reumatoide.
Em relação aos glicocorticoides, assinale a alternativa correta:
Ao contrário dos fatores genéticos que não são modificáveis, a maioria dos fatores ambientais associados ao maior risco de doença cardiovascular pode ser alterada, com benefício correspondente em termos de morbidade e mortalidade. Diante disso, assinale a alternativa incorreta
Pelos dados disponíveis em estudos controlados, pode-se dizer que a reposição hormonal combinada no climatério aumenta o risco relativo de câncer:
Compartilhar