Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Uma paciente com 50 anos vem para resultado de mamografia de rastreamento, mas refere ter percebido um nódulo em seu autoexame de rotina há uma semana. Ela foi orientada a levar seu exame do ano anterior para comparação. Os laudos observados são: Exame atual: BIRADS II pela presença de calcificações de aspecto arredondado. Exame do ano anterior: BIRADS I. A melhor orientação após o exame clínico, no qual foi confirmada a presença de um nódulo palpável, é:

A
Orientá-la a procurar um mastologista devido à progressão da categoria I para II de BIRADS em apenas um ano.
B
Orientá-la a procurar um especialista, pois a categoria BIRADS II recomenda controle anual, mas fica insuficiente na presença de um nódulo palpável.
C
Tranquilizá-la, pois a categoria II refere-se a um achado benigno.
D
Tranquilizá-la, pois o nódulo apareceu há pouco tempo e pode ser observado.
E
Realizar apenas uma punção com agulha fina e encaminhar uma citologia do líquido aspirado.
Com relação ao papilomavírus humano (HPV), é correto afirmar: Dados: NIC= neoplasia intraepitelial cervical
Em um caso suspeito de endocardite infecciosa a presença de 2 hemoculturas positivas, colhidas em tempos diferentes, para patógenos típicos para esse tipo de infecção, constituem critério major para o diagnóstico. São considerados típicos os agentes abaixo, EXCETO:
Uma paciente de 51 anos, com antecedentes de fibrilação atrial crônica, foi submetida à ressecção segmentar de delgado, com reconstrução primária do trânsito, por isquemia decorrente de embolia arterial. No 4º pós-operatório, ainda internada na unidade de terapia intensiva, necessita de drogas vasoativas para suporte hemodinâmico. Constitui contraindicação para administração de suporte nutricional por via enteral:
A respeito da infecção de urina e de vias urinárias, é correto afirmar:
Compartilhar