Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Uma paciente com 50 anos vem para resultado de mamografia de rastreamento, mas refere ter percebido um nódulo em seu autoexame de rotina há uma semana. Ela foi orientada a levar seu exame do ano anterior para comparação. Os laudos observados são: Exame atual: BIRADS II pela presença de calcificações de aspecto arredondado. Exame do ano anterior: BIRADS I. A melhor orientação após o exame clínico, no qual foi confirmada a presença de um nódulo palpável, é:

A
Orientá-la a procurar um mastologista devido à progressão da categoria I para II de BIRADS em apenas um ano.
B
Orientá-la a procurar um especialista, pois a categoria BIRADS II recomenda controle anual, mas fica insuficiente na presença de um nódulo palpável.
C
Tranquilizá-la, pois a categoria II refere-se a um achado benigno.
D
Tranquilizá-la, pois o nódulo apareceu há pouco tempo e pode ser observado.
E
Realizar apenas uma punção com agulha fina e encaminhar uma citologia do líquido aspirado.
Lucinha, 10 meses, com quadro de diarreia, um episódio de vômito e desidratação leve, compareceu ao posto de saúde. Sua mãe já estava medicando a criança com elixir paregórico, metoclopramida, mantendo o aleitamento materno junto com o soro de reidratação oral e queria iniciar, imediatamente, hidratação venosa. O pediatra, no entanto, afirmou que apenas uma dessas opções estava CORRETA. Por favor, marque-a:
Narinha, 3 anos, encontrava-se apresentando prurido anal e presença de Enterobius vermicularis ao exame. Já havia feito uso de mebendazol. Seu médico poderia medicá-la com:
Das drogas abaixo quais têm maior probabilidade de depressão respiratória em pós-operatório de cirurgias de membros inferiores, quando associadas a anestesia regional?
Quais as classes de drogas mais indicadas na terapia da disfunção assintomática do ventrículo esquerdo?
Compartilhar