Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Uma paciente com 50 anos vem para resultado de mamografia de rastreamento, mas refere ter percebido um nódulo em seu autoexame de rotina há uma semana. Ela foi orientada a levar seu exame do ano anterior para comparação. Os laudos observados são: Exame atual: BIRADS II pela presença de calcificações de aspecto arredondado. Exame do ano anterior: BIRADS I. A melhor orientação após o exame clínico, no qual foi confirmada a presença de um nódulo palpável, é:

A
Orientá-la a procurar um mastologista devido à progressão da categoria I para II de BIRADS em apenas um ano.
B
Orientá-la a procurar um especialista, pois a categoria BIRADS II recomenda controle anual, mas fica insuficiente na presença de um nódulo palpável.
C
Tranquilizá-la, pois a categoria II refere-se a um achado benigno.
D
Tranquilizá-la, pois o nódulo apareceu há pouco tempo e pode ser observado.
E
Realizar apenas uma punção com agulha fina e encaminhar uma citologia do líquido aspirado.
Um paciente de 75 anos, fumante, diabético tipo II com história de angioplastia coronária há 2 anos e usando clopidogrel, procurou um serviço médico com PSA 7.0 ng/ml. O toque retal apresentava uma próstata levemente aumentada de volume, sem nodulações. A biópsia evidenciou adenocarcinoma prostático, com escore de Gleason 3,3 = 6, comprometendo 25% de um fragmento de um total de 12 fragmentos. Levando em consideração os conhecimentos atuais, qual é a melhor conduta para o paciente?
Em relação ao Antígeno Prostático Específico (PSA), que tem relevante importância na avaliação da próstata humana, é correto afirmar:
A principal etiologia da insuficiência mitral é:
Em relação aos hemangiomas vertebrais, é correto afirmar que:
Compartilhar