Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma paciente de 25 anos vem à consulta médica com queixa de nefrolitíase de repetição. O exame físico é normal. O peso corporal é de 60 kg. São requisitados os seguintes exames complementares: raios X de abdome – concreções radiopacas em topografia renal bilateralmente + áreas de nefrocalcinose; citrato urinário – 60 mg/dia (valor de referência: maior que 320 mg/dia); cálcio sérico – 10 mg/dl; cálcio urinário – 480 mg/dia; pH sangue – 7,28; pH urinário – 6,5; potássio sérico – 2,8 mEq/L; raios X mãos – sinais de osteomalácia. O diagnóstico clínico é de:

A
Síndrome do leite alcalino.
B
Acidose tubular renal distal (tipo I).
C
Sarcoidose renal.
D
Hipercalciúria idiopática.
E
Hiperparatireoidismo primário.
Mulher de 20 anos, estudante universitária, apresenta-se muito angustiada, com uma tristeza inexplicável, chorosa, com desvalia e desesperança, desde que acordou pela manhã. Diz que pensa em morrer, pois sente um vazio muito grande. Segundo os acompanhantes, a jovem não tem antecedentes psiquiátricos, sempre foi muito alegre e com uma visão positiva da vida. Na noite anterior, durante uma festa, parecia mais alegre e desinibida do que o habitual. O diagnóstico mais provável é:
Menino, de 6 anos, é trazido ao pronto-socorro com história de 4 episódios de evacuação com sangue vermelho vivo com coágulos, em grande quantidade, nas últimas 10 horas. Exame físico: regular estado geral; FC = 144 bpm; FR = 30 irpm; PA = 78 x 38 mmHg; descorado 3+/4+; dor leve à palpação abdominal. Toque retal: presença de coágulos e sangue em ampola retal: A hipótese diagnóstica etiológica é:
Qual dos itens você acha mais importante para caracterizar uma convulsão febril simples?
João, 35 anos de idade, procura um centro de saúde por uma dor lombar, de leve intensidade, há três dias. Não estava usando nenhum analgésico. Seu médico prescreveu paracetamol 500 mg a cada seis horas se houvesse dor. Em relação à prescrição de analgésicos para dor em adultos, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar