Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma paciente de 25 anos vem à consulta médica com queixa de nefrolitíase de repetição. O exame físico é normal. O peso corporal é de 60 kg. São requisitados os seguintes exames complementares: raios X de abdome – concreções radiopacas em topografia renal bilateralmente + áreas de nefrocalcinose; citrato urinário – 60 mg/dia (valor de referência: maior que 320 mg/dia); cálcio sérico – 10 mg/dl; cálcio urinário – 480 mg/dia; pH sangue – 7,28; pH urinário – 6,5; potássio sérico – 2,8 mEq/L; raios X mãos – sinais de osteomalácia. O diagnóstico clínico é de:

A
Síndrome do leite alcalino.
B
Acidose tubular renal distal (tipo I).
C
Sarcoidose renal.
D
Hipercalciúria idiopática.
E
Hiperparatireoidismo primário.
Dentre os medicamentos usados no tratamento da hiperplasia prostática, qual é o que pode interferir em cirurgias para cataratas, por causar frouxidão da íris?
Mãe de lactente de seis meses, que estava em aleitamento materno exclusivo, referiu que o filho chorava sem parar, não queria mamar e vinha apresentando vômitos há 24 horas. Contou ainda, que o abdome do bebê está "inchado" e notou a presença de "catarro" e sangue junto com pequena quantidade de fezes quando foi trocar a fralda. Negou presença de febre. Ao exame físico, os sinais vitais estavam normais. Foram solicitados exames, que apresentaram os seguintes resultados: hemograma - ausência de leucocitose; ultrassonografia abdominal - ausência de coleção ou líquido livre na pelve. O diagnóstico mais provável, o sinal ultrassonográfico característico dessa doença e o tratamento específico para esse caso, respectivamente, são:
Em relação aos critérios diagnósticos para distúrbio autista marque alternativa INCORRETA:
Em pediatria uma intercorrência neurológica comum é a convulsão febril. Sobre esta morbidade é CORRETO afirmar que:
Compartilhar