Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Reumatologia

Uma paciente de 32 anos queixa-se de ansiedade, tremores, palpitações e dor na região cervical. Segundo informa, o quadro iniciou-se duas semanas após um episódio compatível com uma virose respiratória. Ao exame físico, a paciente apresenta-se taquicárdica, com mãos quentes e úmidas, além de sentir dor à palpação da tireoide seus exames revelam um TSH ultrassensível suprimido ( < 0,003 UI) e dosagens de T3 e T4 muito elevadas. A velocidade de hemossedimentação é muito elevada ( 100 mm primeira hora). A captação de iodo radioativo revela-se muito reduzida, e a dosagem de tireoglobulina sérica é elevada. Qual é o diagnóstico que se impõe como correto?

A
Doença de Graves.
B
Tireoidite de Hashimoto.
C
Tireoidite de De Quervain.
D
Carcinoma folicular de tireoide.
E
Tireoidite supurativa aguda.
A ausência de hemácias com corpos de Howell-Jolly, no pós-operatório de esplenectomia, sugere:
Os pacientes imunossuprimidos representam um desafio diagnóstico e terapêutico quando desenvolvem um quadro abdominal agudo. Em pacientes portadores de SIDA, pode ocorrer perfuração intestinal relacionada a infecçôes incomuns, dentre elas a mais frequente é :
Estudos epidemiológicos baseados em material sanguíneo encontraram gene viral nos tumores provenientes de áreas endêmicas. Tais estudos comprovaram associação do linfoma de Burkitt com o vírus:
Assinale a alternativa correta:
Compartilhar