Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Uma paciente de 34 anos relata cefaleia fronto-temporal unilateral, pulsátil, de forte intensidade, associada à náusea, fotofobia e osmofobia há 12 anos. As crises têm duração média de 48 horas e ocorrem de duas a quatro vezes por mês. Ansiedade e consumo de vinho desencadeiam as crises: o uso de analgésicos e anti-inflamatórios aliviam a dor. Nos períodos entre as crises, mantém-se assintomática. A paciente procurou atendimento de urgência por ter tido parestesia no dimídio esquerdo por cerca de 40 minutos, a qual foi seguida por cefaleia mais intensa do que o habitual, porém com as mesmas características acima descritas. O exame neurológico realizado a cerca de 2 horas após o início da cefaleia não revelou anormalidade. Quanto à parestesia relatada nesse caso, qual a etiologia mais provável?

A
Infarto cerebral enxaquecoso.
B
Ataque isquêmico transitório de orgem cardioembólica.
C
Aura enxaquecosa.
D
Crise epilética parcial simples sensitiva.
E
Transtorno somatiforme.
O mecanismo pelo qual os Anti-inflamatórios Não Hormonais (AINH) podem levar à Insuficiência Renal (IR) é:
Paciente vítima de atropelamento é levada ao P.S. por terceiros. Apresenta-se dispineico, com confusão no terço inferior do hemitórax esquerdo. O murmúrio vesicular se encontra diminuído à esquerda e a traqueia está centrada. Sat O2 85%. O pulso é fino, 120 bpm PA 80x50 mmHg. Apresenta confusão parieto occipital com otorragia e diminuição do nível de consciência, falando palavras desconexas, com movimentos descoordenados, sem abertura espontânea dos olhos. Apresenta ainda, bacia estável, deformidade e aumento do volume da coxa direita. Marque a alternativa correta:
O seguimento do paciente com cirrose para diagnóstico de Hepatocarcinoma deverá ser feito como?
Paciente 54 anos fez mamografia que evidenciou uma imagem nodular. Assinale das respostas abaixo qual a conduta mais adequada:
Compartilhar