Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Uma paciente de 35 anos é levada ao pronto-socorro em busca de um cirurgião. Conta que foi submetida a colecistectomia laparoscópica há 8 dias. Está prostrada e ictérica ++, queixando-se de dor em hipocôndrio direito, febre alta, náuseas e vômitos, há 2 dias. A ultrassonografia de abdome mostra a presença de moderada quantidade de líquido em ambos os espaços subfrênicos e no espaço de Morrison, além de discreta dilatação de vias biliares intra-hepáticas. Melhor conduta:

A
colangiografia endoscópica retrógrada
B
observação clínica com sintomáticos
C
punção diagnóstica e antibioticoterapia orientada pela cultura
D
exploração cirúrgica (laparotomia ou laparoscopia)
E
colangiorressonância
Um paciente de 65 anos apresenta dispneia aos esforços de longa data, lentamente progressiva, com tosse crônica. Negou tabagismo. Ao exame clínico observa-se baqueteamento digital e estertores finos nas bases pulmonares. A tomografia de tórax revelou um padrão de infiltrado reticular difuso, sem adenopatia hilar. A espirometria demonstrou um padrão ventilatório restritivo. Qual das alternativas abaixo a respeito do quadro está correta?
Qual das condições abaixo não se manisfesta como neuropatia periférica:
Qual o conjunto de critérios abaixo melhor representa a síndrome metabólica:
Os diuréticos são drogas usualmente empregadas no tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca. Entre as alternativas abaixo, sobre esse tipo de droga, assinale a correta.
Compartilhar