Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Uma paciente de 35 anos é levada ao pronto-socorro em busca de um cirurgião. Conta que foi submetida a colecistectomia laparoscópica há 8 dias. Está prostrada e ictérica ++, queixando-se de dor em hipocôndrio direito, febre alta, náuseas e vômitos, há 2 dias. A ultrassonografia de abdome mostra a presença de moderada quantidade de líquido em ambos os espaços subfrênicos e no espaço de Morrison, além de discreta dilatação de vias biliares intra-hepáticas. Melhor conduta:

A
colangiografia endoscópica retrógrada
B
observação clínica com sintomáticos
C
punção diagnóstica e antibioticoterapia orientada pela cultura
D
exploração cirúrgica (laparotomia ou laparoscopia)
E
colangiorressonância
A prova tuberculínica, ou Teste de Mantoux, é um método que:
Considere as seguintes afirmações sobre o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade. I - Tabagismo durante a gestação está associado a um aumento no número de casos. II - Cerca de 3/4 dos escolares com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade irão responder ao tratamento com metilfenidato. III - São raras as alterações de eletroencefalograma e ressonância magnética funcional. Qual a alternativa correta?
Das substâncias abaixo listadas secretadas pelo rim qual tem efetiva participação em mecanismos hipertensivos?
Paciente chega ao pronto socorro queixando de sangramento transvaginal há quatro dias. Informa que iniciou piora da quantidade de fluxo há três horas associada com uma dor de forte intensidade e que depois houve melhora da dor com diminuição do sangramento. Apresentava atraso menstrual de sete semanas, não usava método contraceptivo, é casada e secundigesta. Ao exame físico: colo fechado, sangramento transvaginal de discreta quantidade, útero de volume menor que o correspondente á idade gestacional. Assinale a alternativa que contém o diagnóstico e a conduta respectivamente.
Compartilhar