Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Uma paciente de 35 anos encontra-se em pós-operatório imediato de laparotomia por abdômen agudo perfurativo iatrigênico durante um procedimento urológico, com laceração do cólon ascendente e peritonite fecal, tendo sido realizada lavagem peritoneal exaustiva e colostomia no ato cirúrgico. Na UTI evoluiu com comprometimento do estado geral, temperatura axilar: 35,3°, pulso: 100bpm rítmico, PA: 80x35 mmHg, frequência respiratória 23 rpm, perfusão periférica ruim, coração sem sopros, pulmões limpos à ausculta, abdômen distendido com ruídos hidroaéreos diminuídos. O Rx de tórax no leito revelou apenas elevação de cúpulas. O ECG mostrou taquicardia sinusal. Laboratório: Hb:11g/dl, Htc: 33%, Leucócitos:15.000/ml (85% neutrófilos), plaquetas 120.000, creatinina: 1.0 mg/dl, K:3,7 mEq, TGO, TGP e Tempo de Protrombina normais. O ecocardiograma demonstrou função contrátil ventricular esquerda hiperdinâmica sem lesões valvares. Feita coleta de hemoculturas. Qual das alternativas abaixo é a correta a respeito desse caso?

A
A gasometria arterial provavelmente irá revelar acidose respiratória, e o nível de lactado será baixo.
B
O tratamento inicial deverá ser infusão contínua de dobutamina associada à administração de vancomicina EV.
C
A opção terapêutica inicial devera ser reposição volêmica vigorosa, monitorizada pela pressão venosa central e pressão arterial média, associada à administração de ceftriaxona e clindamicina, com uso de noradrenalina se necessário.
D
A entubação traqueal com ventilação mecânica assistida deverá ser a primeira medida, antes do controle da coleta da gasometria arterial.
E
A medida isolada prioritária neste caso que efetivamente melhora o prognóstico é o uso precoce do anticorpo monoclonal anti-TNF alfa.
O conhecimento das adaptações fisiológicas durante a gestação é importante para as considerações terapêuticas das emergências médicas que acometem as pacientes grávidas. No terceiro trimestre, normalmente:
Um homem de 50 anos é internado com quadro de hemorragia digestiva baixa de grande volume. A causa mais provável é:
Sobre vacinação em criança, marque o correto: I. A vacina tríplice viral não é aplicada com 6 meses de idade. II. Uma criança desnutrida pode e deve receber todas as vacinas de modo mais precoce possível. III. Uma criança desnutrida deve receber somente vacinas bacterianas.
A ocorrência de náuseas e vômitos no pós-operatório é causa frequente de desconforto para os pacientes. Sobre os vômitos, podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar