Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Uma paciente de 36 anos com história de cefaleia frontotemporal bilateral, opressiva, quase diária, há mais de 10 anos, procura atendimento no PS por cefaleia com características distintas das crises habituais. Relata, atualmente, cefaleia holocraniana intensa, pulsátil, associada à náusea e vômito, de início súbito, há 12 horas, durante estresse emocional. Nega febre, distúrbio de consciência e quaisquer outros sintomas neurológicos. Ao exame neurológico, encontrava-se lúcida e orientada; à fundoscopia as papilas encontravam-se nítidas e com bordos regulares, porém não se visualizou pulsação venosa retiniana espontânea. Considerando-se esses dados, qual a conduta imediata mais apropriada para o caso?

A
Prescrição de benzodiazepínicos e encaminhamento ambulatorial.
B
Prescrição de benzodiazepínicos e antidepressivo tricíclico, e encaminhamento ambulatorial.
C
Punção liquórica.
D
Tomografia computadorizada do crânio.
E
Angiografia digital cerebral.
Os agentes mais frequentemente relacionados às meningites virais e encefalites virais são respectivamente:
Quais os critérios maiores de Jones na sua fase inicial da febre reumática?
Paciente, três anos de idade, é levado à consulta com história de obstrução nasal há mais de 20 dias, eliminando secreção amarelada e fétida, acompanha anorexia, irritabilidade e febre. O estado geral é bom, nota-se conjuntivite purulenta à esquerda. Em relação a essa patologia, é incorreto afirmar:
Os esteroides anabolizantes vêm sendo utilizados frequentemente pelos praticantes de esporte. Entre os efeitos adversos mais temíveis, estão os relacionados com:
Compartilhar