Uma paciente de 45 anos, IMC: 38 Kg/m2, tabagista, é submetida a colecistectomia por acesso laparotômico, eletivamente. No dia seguinte está com febre (38,5ºC), mal-estar, com hipoventilação na base do hemitórax direito. A causa mais provável é:
A
Pneumonia.
B
Atelectasia.
C
Embolia pulmonar.
D
Derrame pleural.
E
Nenhumas das respostas acima.
Outras questões
São consideradas possíveis intervenções para reduzir as mortes infantis por infecções respiratórias agudas (IRA) no Brasil, EXCETO:
Paciente de 63 anos, sexo feminino, em acompanhamento irregular por diabetes mellitus tipo 2, comparece ao ambulatório de Clínica Médica com queixa de visão dupla e cefaleia iniciadas há alguns dias. Ao exame físico, o olho direito está normal, mas o esquerdo apresenta perda de movimentos com desvio lateral e ptose palpebral; as pupilas estão simétricas e fotorreagentes. Não há outras alterações no exame neurológico. Qual o diagnóstico mais provável para esta paciente?
Sobre as medidas preventivas para infecção em área cirúrgica, assinale o item correto.
As neoplasias benignas do fígado são patologias relativamente comuns na população geral, e que podem ser diagnosticadas por exames modernos de imagem, como TC, RM e USG. Das patologias hepáticas abaixo, qual há indicação de ressecção cirúrgica de princípio?