Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Reumatologia

Uma paciente de 45 anos apresenta-se com quadro de dores em todo o corpo, de evolução gradual há seis meses, mas que parece ter aparecido após o falecimento da sua mãe. Refere sono não reparador, fadiga intensa, insônia terminal e ansiedade. Nega rigidez matinal e emagrecimento, mas refere que as articulações lhe parecem inchadas. Ao exame físico, não há sinais de sinovite. A musculatura é dolorosa em diversos locais à palpação, mas não há fraqueza muscular. A paciente traz exames: hemograma normal, uma velocidade de hemossedimentação de 11 mm na primeira hora, uma proteína C reativa de 0,2 (para um normal de 0,5) e TSH dentro dos valores normais. Creatinofosfoquinase e aldolase também são normais. Um FAN (fator antinuclear) mostrou-se positivo, com padrão nuclear pontilhado fino denso e titulação de 1:80. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar:

A
O diagnóstico de fibromialgia deve ser considerado somente após afastadas outras causas de dor crônica.
B
Medicações que podem ser usadas para melhorar o sono desse tipo de paciente incluem a amitriptilina, a ciclobenzaprina e a nortriptilina.
C
Medicações analgésicas que podem ser consideradas incluem o tramadol e a gabapentina.
D
A polissonografia indica, na maioria desses pacientes, intrusão de ondas alfa na fase quatro do sono.
E
Não há a necessidade de se solicitar os testes de anti-dsDNA, anti-Sm, anti-Ro, anti-La e anti-RNP.
Um homem de 63 anos portador de coronariopatia, dislipidemia e hipertensão arterial inicia uso de enalapril 20mg/dia por recomendação do seu cardiologista. Sua creatinina basal é 1,4mg/dl e rapidamente aumentou para 3,5mg/dl. Esse dado sugere a necessidade de investigação para:
Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado: Sífilis durante a gestação.
Em relação às apresentações das doenças em pacientes muito idosos e com várias comorbidades, não é correto afirmar:
A colite isquêmica:
Compartilhar