Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma paciente de 45 anos de idade, com um cálculo localizado no cálice médio do rim direito, medindo cerca de um centímetro, que está assintomática. Qual dos tratamentos atuais é o mais indicado?

A
Cirurgia aberta convencional (pielolitotomia)
B
Nefrolitotomia percutânea
C
LECO – litotripsia extracorpórea por ondas de choque
D
Extração com ureterorrenoscópio flexível.
E
Atitude expectante.
Em geral, as reações por contrastes iodados, são causadas por:
Em relação à ascaridíase considere as assertivas abaixo. I - Pamoato de pirantel, por ser utilizado em dose única, é recomendado para casos de obstrução intestinal. II- Pancreatite e colecistite são complicações possíveis. III- A maioria das infestações é assintomática. Quais são corretas?
Jovem de 17 anos, com 38 semanas de gestação, foi internada no centro obstétrico por encontrar-se na fase ativa do trabalho de parto sem comorbidades ou intercorrências. Feito o bloqueio peridural para analgesia, a paciente sofreu parada cardiorrespiratória, que não reverteu após as manobras de ressuscitação realizadas durante 5 minutos. Qual a próxima conduta a ser adotada?
Puérpera submetida a cesariana há 7 dias vem apresentando picos febris diários. No 2° dia pós-operatório, iniciou tratamento para endometrite com gentamicina e clindamicina. No 4° dia, foi adicionada ampicilina. Há 48 horas, o esquema antibiótico foi substituído por cefoxitina associada a metronidazol. O estado geral é bom e os lóquios não estão mais fétidos desde o segundo dia do primeiro esquema antibiótico. A paciente vem amamentando sem dor. A ferida operatória não está alterada, e a ultrassonografia abdominal é normal. Qual a próxima conduta?
Compartilhar