Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Uma paciente de 45 anos de idade, com um cálculo localizado no cálice médio do rim direito, medindo cerca de um centímetro, que está assintomática. Qual dos tratamentos atuais é o mais indicado?

A
Cirurgia aberta convencional (pielolitotomia)
B
Nefrolitotomia percutânea
C
LECO – litotripsia extracorpórea por ondas de choque
D
Extração com ureterorrenoscópio flexível.
E
Atitude expectante.
Um paciente do sexo masculino, de quatro anos de idade, com quadro de hanseníase nodular da infância. Epidemiologicamente, trata-se de indivíduo que:
Um homem de 55 anos apresenta dor torácica súbita, irradiada para membro superior esquerdo, que, após alguns minutos, migra para região abdominal e membro inferior esquerdo. No momento, está em regular estado geral, orientado, com fácies de dor. P: 120 bpm; pressão arterial no membro superior direito: 220 × 110 mmHg. Não tem pulso femoral à esquerda, tendo sinais de isquemia aguda na perna do mesmo lado. Sobre dissecções agudas de aorta, é INCORRETO:
Um paciente com cinco anos de idade vem ao consultório com queixas de ronqueira noturna e prurido nasal. A radiografia de cavum mostra grande redução do espaço aéreo por hipertrofia de adenoides. Qual a conduta correta a seguir?
Qual tratamento é o mais efetivo na púrpura trombocitopênica trombótica?
Compartilhar