Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Uma paciente de 48 anos, hipertensa há 6 anos, apresenta dificuldade para controle dos níveis pressóricos, apesar de 15 mg de enalapril, 12,5 mg de hidroclortiazida e 5 mg de amlodipina. Ao exame clínico: IMC: 24; PA: 165x105 mmHg; coração: 4ª bulha, ausência de sopros abdominais; presença de pulsos radiais e pediosos normais e simétricos, sem edemas. Os exames laboratoriais mostram: Hb 14g/dl; Htc: 42%, glicemia de jejum 92mg/dd, ureia: 52mg/dl, creatinina: 0,9mg/dl; Na: 138mEq; K:3,4mEq. Seu ECG mostra sobrecarga ventricular esquerda com alterações difusas da repolarização ventricular. Na sequência de avaliação, qual exame seria mais útil?

A
Clearence de creatinina.
B
Microalbuminúria de 12 horas.
C
Tomografia computadorizada de abdômen.
D
Ultrassom de rins e vias urinárias.
E
Ecocardiograma.
Os seguintes agentes anticonvulsivantes têm eficácia comprovada no tratamento do estado de mal epiléptico em pediatria, com exceção de:
Um jovem dá entrada no pronto-socorro com história de precordialgia típica, após, em uma festa, ter feito uso de cocaína. Qual das opções abaixo NÃO estaria indicada?
Em relação às cardiopatias congênitas, é correto afirmar que:
Paciente de 78 anos, portador de doença de Alzheimer avançada, vem ao pronto-socorro com inapetência, agitação e inversão do ciclo sono-vigília. Ao exame físico, encontra-se hipocorado e desidratado. O abdome possui massa em hipocôndrio esquerdo. Está tarquicárdico e normotenso. Em relação à agitação psicomotora, a melhor conduta é:
Compartilhar