Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Uma paciente de 48 anos, hipertensa há 6 anos, apresenta dificuldade para controle dos níveis pressóricos, apesar de 15 mg de enalapril, 12,5 mg de hidroclortiazida e 5 mg de amlodipina. Ao exame clínico: IMC: 24; PA: 165x105 mmHg; coração: 4ª bulha, ausência de sopros abdominais; presença de pulsos radiais e pediosos normais e simétricos, sem edemas. Os exames laboratoriais mostram: Hb 14g/dl; Htc: 42%, glicemia de jejum 92mg/dd, ureia: 52mg/dl, creatinina: 0,9mg/dl; Na: 138mEq; K:3,4mEq. Seu ECG mostra sobrecarga ventricular esquerda com alterações difusas da repolarização ventricular. Na sequência de avaliação, qual exame seria mais útil?

A
Clearence de creatinina.
B
Microalbuminúria de 12 horas.
C
Tomografia computadorizada de abdômen.
D
Ultrassom de rins e vias urinárias.
E
Ecocardiograma.
O diagnóstico de asma no lactante é dificil de ser realizado. Para tanto, existe um índice clínico com critérios maiores (um dos pais com asma, diagnóstico de dermatite atópica) e critérios menores (diagnóstico médico de rinite alérgica, sibilância não associada a resfriado, e eosinofilia maior ou igual a 4%). Utilizando-se esses critérios, considera-se um lactente com provável diagnóstico de asma quando apresenta:
Um adolescente de 16 anos vai ao médico por apresentar dor no ouvido direito de início há um dia, antecedida por febre (temp. 38,7°C), odinofagia e rinorreia hialina, há três dias. Ao exame, apresentava dor à manipulação do canal auditivo e abaulamento da membrana timpânica do ouvido direito. Em relação a este caso, é correto afirmar que:
Em relação ao abdome agudo na criança, analise as afirmativas abaixo: 1. A causa mais comum de abdome agudo obstrutivo no lactente é a invaginação intestinal. 2. No recém nascido, a forma mais comum de abdome agudo é o perfurativo devido à enterocolite necrotizante neonatal. 3. Na criança maior, o abdome agudo hemorrágico e o perfurativo são os mais frequentes em virtude dos acidentes automobilísticos e das quedas. 4. A principal causa de abdome agudo inflamatório na criança maior é a apendicite aguda. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No tratamento da crise asmática, as drogas com ação anti-inflamatória mais tardia e uma ação broncodilatadora mais precoce por promover aumento do número e na afinidade dos receptores beta agonistas são pertencentes ao grupo dos:
Compartilhar