Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Uma paciente de 51 anos, com antecedentes de fibrilação atrial crônica, foi submetida à ressecção segmentar de delgado, com reconstrução primária do trânsito, por isquemia decorrente de embolia arterial. No 4º pós-operatório, ainda internada na unidade de terapia intensiva, necessita de drogas vasoativas para suporte hemodinâmico. Constitui contraindicação para administração de suporte nutricional por via enteral:

A
íleo pós-operatório;
B
instabilidade hemodinâmica;
C
pancreatite associada;
D
anticoagulação sistêmica;
E
anastomose recente.
Paciente de 60 anos HAS há 10 anos, em tratamento regular com Propranolol 80mg/dia e Hidroclorotiazida 25mg/dia. Não é diabética e os outros fatores de risco para doença cardiovascular estão controlados. Seu exame físico é normal, sua FC é de 96 bat/min e vem consistentemente apresentando medidas de PA em torno de 160/100 mmHg, a melhor conduta em relação aos seus medicamentos é:
Um paciente no 9º dia de pós-operatório de ressecção intestinal, por diverticulite complicada, apresenta hipertermia, em torno de 38 ºC, desconforto e dor no hemitórax direito, com irradiação para a região supraclavicular ipsilateral. Assinale a alternativa correta, em relação ao diagnóstico presuntivo:
Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu ainda episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax, sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o diagnóstico mais provável da paciente é:
Qual das alterações endócrino-metabólicas abaixo, pode ser considerada como efeito adverso associado ao uso crônico dos corticosteroides?
Compartilhar