Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Uma paciente de 51 anos, com antecedentes de fibrilação atrial crônica, foi submetida à ressecção segmentar de delgado, com reconstrução primária do trânsito, por isquemia decorrente de embolia arterial. No 4º pós-operatório, ainda internada na unidade de terapia intensiva, necessita de drogas vasoativas para suporte hemodinâmico. Constitui contraindicação para administração de suporte nutricional por via enteral:

A
íleo pós-operatório;
B
instabilidade hemodinâmica;
C
pancreatite associada;
D
anticoagulação sistêmica;
E
anastomose recente.
Assinale a alternativa que NÃO precisa ser evitada no caso de paciente do sexo masculino com diagnóstico de paralisia periódica hipercalêmica.
Você é chamado para receber um recém-nascido em sala de parto. O obstetra avisa-o de que a idade gestacional é 39 semanas e o líquido amniótico é meconial espesso, parecendo uma “sopa de ervilhas”. Ao receber o RN, logo após o clampeamento do cordão, você percebe que ele está chorando, se movimentando e com pulso do cordão umbilical de 130 bpm. Ao colocar o RN na mesa de reanimação, sob calor radiante, a sequência correta quanto à conduta é:
A respeito da analgesia epidural pós-operatória, é correto afirmar que:
Criança com 12 anos de idade apresenta quadro de coriza, dor de garganta, febre e tosse seca acentuada. No exame físico apresenta FR de 40 irpm e raros sibilos. Radiografia de tórax mostrou infiltrado intersticial nos campos médios dos dois pulmões com pequenas áreas de densidade homogênea. Assinale o item CORRETO:
Compartilhar