Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Reumatologia

Uma paciente de 52 anos, portadora de esclerose sistêmica progressiva, vem se queixando do surgimento, há dois meses, de dor na hemiface direita, associada à ocasionais parestesias. A explicação mais provável para estes sintomas é o acometimento da seguinte estrutura:

A
nervo facial.
B
ouvido médio.
C
nervo trigêmeo.
D
glândula parótida.
O neonatologista explicou à mãe a importância do “teste do olhinho”. Com calma, escureceu o ambiente, pediu ao auxiliar que segurasse a bebê e se valeu do oftalmoscópio conforme técnica padronizada. Ao constatar leucocoria (“reflexo do olho gato”), pediu parecer oftalmológico e, nas possíveis etiologias, fez menção a 2 tumores oculares cuja incidência é maior nessa faixa etária. Quais são eles?
Menino de oito meses, com 6 kg, portador de Comunicação Interventricular (CIV), utilizando digital, furosemida e espironolactona, é admitido com febre e intensa taquidispneia. Radiografia de tórax compatível com edema pulmonar e extensa pneumonia de base. É imediatamente colocado em ventilação mecânica. Assinale a alternativa CORRETA.
Para um paciente de 55 anos de idade com diagnóstico tomográfico de um cisto de 4,0 cm no maior diâmetro, classificação de Bosniak III, parcialmente exofítico no polo inferior do rim esquerdo, a conduta mais adequeada é:
A Hérnia de Littré é a presença do:
Compartilhar