Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Hematologia

Reumatologia

Uma paciente de 55 anos apresenta-se com um quadro de artrite, com aumento de volume, dor e rigidez articular matinal de 60 minutos envolvendo os punhos, as metacarpofalangeanas, as interfalangeanas proximais e os joelhos, com cerca de seis meses de evolução. Está usando anti-inflamatórios não hormonais, com resposta satisfatória das dores. O exame físico confirma sinovite nas articulações já referidas e a presença de nódulos subcutâneos na região extensora de cotovelos. A paciente traz exames, com o hemograma mostrando anemia normocrômica e normocítica, VHS de 45 mm na 1ª hora, proteína C reativa de 3,5 (normal < que 0,5), fator reumatoide por nefelometria de 250 (valor normal < 20) e altos níveis de anti-CCP (peptídeo C citrulinado). A prescrição correta da paciente nessa primeira consulta seria, além de diclofenaco 150 mg ao dia:

A
metotrexate 15 mg por semana, prednisona 40 mg ao dia e hidroxicloroquina 400 mg ao dia.
B
metotrexate 2,5 mg por dia, prednisona 40 mg ao dia e sulfassalazina 2 g ao dia.
C
metotrexate 15 mg por dia, prednisona 40 mg ao dia e hidroxicloroquina 400 mg ao dia.
D
metotrexate 2,5 mg por semana, prednisona 10 mg ao dia e hidroxicloroquina 400 mg ao dia.
E
metotrexate 15 mg por semana, prednisona 10 mg ao dia e hidroxicloroquina 400 mg ao dia.
As medidas preventivas para doenças cardiovasculares podem ser dividas em farmacológicas e não-farmacológicas, sendo estas últimas indicadas para todos os pacientes. As alternativas abaixo trazem algumas informações que podem ser passadas aos pacientes e alguns cuidados que o médico deve ter ao prescrevê-las. Assinale a associação mais correta:
Uma criança, do sexo masculino, pesando 3 Kg, nascida de parto normal, Apgar 9/10, exame físico normal, alimentada nas primeiras horas de vida com leite materno, sugou bem. No segundo dia de vida, foi notada equimose na nádega direita, foram observadas também diversas evacuações sanguinolentas. O teste de Apt demonstrou que o sangue não era materno e sim do recém-nascido. O tempo de protrombina e tempo parcial de tromboplastina eram acentuadamente prolongados, a contagem de plaquetas foi 250.000. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de seis meses de idade, apresentando tumoração redutível em cicatriz umbilical, sendo diagnosticada hérnia umbilical. Qual a melhor conduta?
Lactente de 40 dias é trazido ao ambulatório por apresentar febre há 2 dias, tosse e ter diminuído a aceitação do leite materno. Ao exame apresenta-te gemente, 37,6C, com Freqüência respiratória de 72 irpm; sem sibilos e com discreta tiragem subcostal. A conduta correta é:
Compartilhar