Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Hematologia

Reumatologia

Uma paciente de 55 anos apresenta-se com um quadro de artrite, com aumento de volume, dor e rigidez articular matinal de 60 minutos envolvendo os punhos, as metacarpofalangeanas, as interfalangeanas proximais e os joelhos, com cerca de seis meses de evolução. Está usando anti-inflamatórios não hormonais, com resposta satisfatória das dores. O exame físico confirma sinovite nas articulações já referidas e a presença de nódulos subcutâneos na região extensora de cotovelos. A paciente traz exames, com o hemograma mostrando anemia normocrômica e normocítica, VHS de 45 mm na 1ª hora, proteína C reativa de 3,5 (normal < que 0,5), fator reumatoide por nefelometria de 250 (valor normal < 20) e altos níveis de anti-CCP (peptídeo C citrulinado). A prescrição correta da paciente nessa primeira consulta seria, além de diclofenaco 150 mg ao dia:

A
metotrexate 15 mg por semana, prednisona 40 mg ao dia e hidroxicloroquina 400 mg ao dia.
B
metotrexate 2,5 mg por dia, prednisona 40 mg ao dia e sulfassalazina 2 g ao dia.
C
metotrexate 15 mg por dia, prednisona 40 mg ao dia e hidroxicloroquina 400 mg ao dia.
D
metotrexate 2,5 mg por semana, prednisona 10 mg ao dia e hidroxicloroquina 400 mg ao dia.
E
metotrexate 15 mg por semana, prednisona 10 mg ao dia e hidroxicloroquina 400 mg ao dia.
Lactente de cinco meses, portador de tetralogia de Fallot, apresenta ao acordar, quadro de agitação, choro inconsolável, taquipneia ecianose intensa e progressiva, evoluindo com síncope. Durante estas ''crises'', a conduta terapêutica tem como principal objetivo:
Criança de três anos está internado há três meses por complicações secundárias à doença inflamatória crônica intestinal e queixa-se de muita fome. Como tem fortes dores abdominais e evacua sangue frequentemente, sua nutrição tem sido à base de fórmula de aminoácidos sintéticos e nutrição parenteral parcial. Exame físico: peso: 8.500 g, estatura; 108 cm, ausência de paniculo adiposo, abdome distendido com alças visíveis sob a parede abdominal, ausculta pulmonar com murmúrio rude em todos os campos, FC: 96 bpm, sem sopros; palidez leve com ulcerações sangrantes na mucosa oral, alopecia generalizada e unhas ressecadas, que se esfarelam ao serem cortadas. Não senta sem apoio. Exames laboratorias: cálcio: 7 mg/dl, fosfato: 2,9 mg/dl, fosfatase alcalina: 130 U/Hb: 8,5 g/d, leucócitos: 4500/mm³ (0-4-0-4-7-28-53-8); gamaglutamiltransferase: 18 mg/dl, AST (TGO): 46 UI/L, ALT(TGP): 38 UI/L. A carência nutricional específica detectável pelo exame clínico e laboratorial é de:
A classificação tipo IIIA de Gustilo-Anderson para fraturas expostas da tíbia se refere à fratura exposta com:
Lactente de 18 meses de idade foi levado ao pronto-socorro com relato de ter apresentado episódio de cianose central súbita, tosse seca intensa e dispnéia progressiva enquanto assistia à televisão com a mãe e os dois irmãos.Todos estavam comendo pipoca no momento do incidente. Nega doenças ou comodidades na lactente. A radiografia de tórax solicitada pelo pediatra de plantão evidenciou imagem de hipotransparência de aspecto triangular na base do hemitórax direito. Baseado no quadro clínico e radiológico descrito, responda: qual o diagnóstico deste paciente?
Compartilhar