Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

Hepatologia

Uma paciente de 55 anos apresenta prurido generalizado, principalmente nas regiões plantar e palmar há dois anos, há um ano, notou xantelasma bilateralmente. Durante exames laboratoriais, a positividade de anticorpos antimitocondriais favorece a hipótese de:

A
hepatite crônica persistente.
B
amiloidose hepática.
C
cirrose biliar primária.
D
carcinoma hepático.
E
N.R.A.
A colangite esclerosante primária é uma doença de causa desconhecida e pode estar associada a:
O tratamento cirúrgico preferencial para as estenoses biliares benignas, decorrentes de fibrose pós-cirúrgica, que ocorrem ao nível da confluência dos ductos biliares, é:
Uma idosa é admitida em função de desidratação decorrente de sua recusa em aceitar alimentação e líquidos, associada a úlcera de pressão por imobilidade no leito. O quadro evolui a cerca de 3 semanas, com relato do cuidador de retraimento social importante, mantendo-se a paciente permanentemente de olhos fechados e sem qualquer interação com o meio. Seus sinais vitais, após reposição volêmica inicial, estão normais, seu ritmo cardíaco mantêm-se regular em 2 tempos, o murmúrio vesicular é universalmente audível, sem adventícios pulmonares, nada digno de nota sendo detectado ao exame do abdome. Indique, dentre as citadas, a hipótese diagnóstica mais provável.
São exames complementares capazes de caracterizar a presença da Síndrome de Cushing, EXCETO:
Compartilhar