Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Uma paciente de 56 anos consulta com queixa de sangramento vaginal irregular, com último episódio há 20 dias. Estranhou o aparecimento dos sangramentos, num total de 4 episódios nos últimos 3 meses, pois acreditava estar na menopausa, por não apresentar menstruações há aproximadamente 7 anos. Relata episódios frequentes de fogachos e labilidade emocional. Apresenta antecedentes de miomatose uterina e cauterização de colo uterino por alteração anterior em sua citologia oncótica de Papanicolaou. Teve três gestações, todas com cesáreas, realizando laqueadura tubária após o último nascimento, há 20 anos. No exame ginecológico, detectou-se a presença de útero aumentado, irregular, com mobilidade normal, e ovários não palpáveis. Qual a conduta mais indicada no momento dessa consulta médica?

A
Histerectomia total abdominal.
B
Inserir DIU contendo progesterona.
C
Realizar biópsia endometrial.
D
Realizar conização cervical.
E
Prescrever combinação hormonal de estrogênio e progesterona.
<p>A doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo: 1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal; 2. Os sintomas neurológicos da doença de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina; 3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal; 4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia. Assinale a alternativa CORRETA. </p>
Com relação à esclerose múltipla, é correto afirmar:
Assinale a alternativa em que NÃO são encontradas fasciculações:
Como são conhecidos os grafoelementos eletrencefalográficos de aspecto “sharp” (pontiagudo), registrados nas regiões posteriores da cabeça, particularmente presentes durante a observação de desenhos com padrões ou leitura?
Compartilhar