Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Uma paciente de 56 anos consulta com queixa de sangramento vaginal irregular, com último episódio há 20 dias. Estranhou o aparecimento dos sangramentos, num total de 4 episódios nos últimos 3 meses, pois acreditava estar na menopausa, por não apresentar menstruações há aproximadamente 7 anos. Relata episódios frequentes de fogachos e labilidade emocional. Apresenta antecedentes de miomatose uterina e cauterização de colo uterino por alteração anterior em sua citologia oncótica de Papanicolaou. Teve três gestações, todas com cesáreas, realizando laqueadura tubária após o último nascimento, há 20 anos. No exame ginecológico, detectou-se a presença de útero aumentado, irregular, com mobilidade normal, e ovários não palpáveis. Qual a conduta mais indicada no momento dessa consulta médica?

A
Histerectomia total abdominal.
B
Inserir DIU contendo progesterona.
C
Realizar biópsia endometrial.
D
Realizar conização cervical.
E
Prescrever combinação hormonal de estrogênio e progesterona.
Paciente de 45 anos, obeso, tabagista, com diagnóstico de hérnia inguinoescrotal gigante, recidivada à direita. No ato operatório constatou-se a presença de uma hérnia de componentes direta e indireta. Segundo a classificação de Nyhus este paciente tem uma hérnia:
A avaliação pré-anestésica é importantíssima para a escolha da melhor técnica de anestesia a ser realizada. O exame físico classifica o paciente dentro de parâmetros estabelecidos pela American Society of Anesthesiologidts- ASA. Assim, um paciente classificado côa ASA III tem:
RN a termo é atendido na sala de parto no berço aquecido, aspirado à boca, em seguida as narinas e secado. Ao avaliar o bebê, o pediatra verifica frequência cardíaca de 85 batimentos por minuto. A conduta a ser tomada é
Pré-escolar de 1 ano e oito meses, 9400 g, apresenta diarreia há 2 meses com perda de 1600 g, tendo sido amamentado exclusivamente ao seio até o 5º mês de vida. As fezes são líquidas, 3 a 4 episódios por dia, a criança se alimenta normalmente, tem moderada distensão abdominal, e é nítida a diminuição da massa muscular. Endoscopia com biópsia jejunal demonstrou padrão de atrofia vilositária e hipertrofia de criptas. A medida mais adequada para o esclarecimento diagnóstico do quadro histopatológico referido é:
Compartilhar