Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. No segundo dia de pós-operatório ela apresenta febre baixa e dispneia em seu quarto e a oximetria mostra uma saturação de 85%. Sua ausculta pulmonar revela creptação em base pulmonar direita, associada à hipoventilação desta área. Uma radiografia de tórax revela então uma hipotransparência em terço inferior de hemitórax direito, com retração ipsilateral da cúpula diafragmática. Face a este quadro pulmonar, pode-se afirmar que:

A
A terapia mais efetiva é a fisioterapia respiratória com manobras respiratórias que promovam profundas e mantidas inspirações.
B
A mobilização do leito deve ser evitada para evitar-se embolização pulmonar, uma vez que o quadro respiratório já se iniciou.
C
O início de antibioticoterapia de espectro específico pulmonar é necessário, uma vez que já existe febre associada.
D
Uma broncoscopia deve ser feita para confirmação diagnóstica e possível tratamento imediato.
A doença de Wilson advém de um erro inato do metabolismo, cuja principal consequência é o acúmulo de quantidades tóxicas de um determinado metal no fígado, cérebro, córnea e rins. A doença tem sido descrita em todas as raças, sendo particularmente mais comum em japoneses e judeus e nos povos com alto grau de consanguinidade. A herança é autossômica recessiva e sua prevalência é de 1:30.000 nascidos vivos. A que metal o texto se refere?
O escore utilizado para se avaliar o grau de dependência nicotínica de uma pessoa tabagista se chama:
Consideramos contratransferência:
Em relação às bases morfofuncionais do aparelho da visão, analise as afirmativas abaixo. I - O olho, da mesma maneira que o encéfalo, é derivado do tubo neural, com origem neuroectodérmica. II - A córnea é uma estrutura vascularizada. III - A esclera é formada por tecido conjuntivo denso e corresponde ao branco do olho. IV - A íris é responsável pela cor dos olhos. Está correto o que se afirma em :
Compartilhar