Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. No segundo dia de pós-operatório ela apresenta febre baixa e dispneia em seu quarto e a oximetria mostra uma saturação de 85%. Sua ausculta pulmonar revela creptação em base pulmonar direita, associada à hipoventilação desta área. Uma radiografia de tórax revela então uma hipotransparência em terço inferior de hemitórax direito, com retração ipsilateral da cúpula diafragmática. Face a este quadro pulmonar, pode-se afirmar que:

A
A terapia mais efetiva é a fisioterapia respiratória com manobras respiratórias que promovam profundas e mantidas inspirações.
B
A mobilização do leito deve ser evitada para evitar-se embolização pulmonar, uma vez que o quadro respiratório já se iniciou.
C
O início de antibioticoterapia de espectro específico pulmonar é necessário, uma vez que já existe febre associada.
D
Uma broncoscopia deve ser feita para confirmação diagnóstica e possível tratamento imediato.
Escolar de 12 anos inicia com quadro de mal-estar, tosse seca, dor de garganta, cefaleia e febre. Duas semanas após, procura o médico por agravamento da tosse que é persistente, muito intensa, em paroxismos, com escarro mucoide. Ao exame físico, auscultam-se alguns roncos nas bases. O exame radiológico de tórax mostra broncopneumonia intersticial. O agente mais provável para esse quadro é:
A prenhez ectópica tubária que algumas vezes ultrapassa a 16ª semanas é:
São critérios para utilização de ventilação mecânica não-invasiva:
O exame intraoperatório de um paciente submetido à correção cirúrgica de hérnia inguinal recidivada revela a protrusão do saco herniário medialmente funículo espermático e um grande alargamento do anel inguinal profundo. Trata-se de hérnia tipo:
Compartilhar