Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. Com a conduta correta, a paciente evolui bem e recebe alta. Meses após desenvolve distensão abdominal. Uma tomografia computadorizada de abdome mostra a presença de volumosa quantidade de líquido na cavidade peritoneal, formando coleções loculadas de densidade elevada. O tratamento inicial mais adequado neste caso é:

A
Paracentese abdominal.
B
Peritoniectomia.
C
Quimioterapia adjuvante.
D
Radioterapia.
Homem, 60 anos, submetido à gastrectomia subtotal com linfadenectomia D2 e reconstrução do trânsito através de gastrojejunostomia em y de Roux. A profilaxia antibiótica recomendada é:
Mulher, 67 anos, com parestesia noturna na mão esquerda. As manobras de Phalen e Tinel são positivas. O tratamento inicial é:
A síndrome da embolia gordurosa tem incidência de 0,5 a 2% nos casos de fratura de ossos longos, podendo chegar a 10% nos casos de fratura bilateral de fêmur. Sobre os exames complementares nessa doença, assinale a alternativa incorreta.
Você pode encontrar em uma criança saudável, com 4 meses de idade, as seguintes características:
Compartilhar