Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Uma paciente de 56 anos é submetida a uma ileocolectomia direita devido à adenocarcinoma apendicular por uma incisão mediana infraumbilical, com anastomose íleo-cólica latero-lateral por sutura manual. Profilaxia de trombose venosa é instituída com heparina de baixo peso via subcutânea e antibioticoprofilaxia parenteral é iniciada na indução anestésica. Com a conduta correta, a paciente evolui bem e recebe alta. Meses após desenvolve distensão abdominal. Uma tomografia computadorizada de abdome mostra a presença de volumosa quantidade de líquido na cavidade peritoneal, formando coleções loculadas de densidade elevada. O tratamento inicial mais adequado neste caso é:

A
Paracentese abdominal.
B
Peritoniectomia.
C
Quimioterapia adjuvante.
D
Radioterapia.
Criança de 9 meses veio ao consultório pediátrico para avaliação do desenvolvimento e foi aplicado o teste de triagem de desenvolvimento de Denver. As respostas obtidas foram: a cabeça acompanha o tronco durante a tração até sentar; vira-se para uma voz, não fala mama/papa, inespecífico; não fica em pé com apoio; senta sem apoio; estende o braço para o objeto; não faz preensão com polegar, dedo; alimenta-se, mas não dá adeus. O exame foi compatível com o desenvolvimento de uma criança com:
Com relação à cianose da criança em cardiopatia congênita é, correto afirmar:
Um paciente adulto jovem, do sexo masculino, apresenta-se no ambulatório com história de uma massa testicular de crescimento recente, de consistência sólida. Na avaliação laboratorial, apresentou níveis séricos elevados de alfafetoproteína. Dentre as seguintes possibilidades, qual seria o diagnóstico mais provável?
Cássio, 20 anos, jogador de vôlei, teve um trauma na mão direita e evoluiu com dor intensa à palpação e mobilização da articulação interfalângica distal do dedo anular, edema moderado e limitação funcional. Feito diagnóstico clinicorradiológico de dedo em martelo, foi indicada cirurgia, devido ao grau de desvio com flexão > 30°. Essa flexão da articulação em questão deve-se à lesão:
Compartilhar